Covid 19

Ambulatório de Campanha será fechado a partir de segunda-feira em Santa Cruz

Publicado em: 07 de maio de 2021 às 10:20 Atualizado em: 01 de março de 2024 às 16:42
  • Por
    Luiza Adorna
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Divulgação
    compartilhe essa matéria

    Objetivo é facilitar o acesso para moradores após o município registrar redução na procura por atendimento

    O Ambulatório de Campanha de Santa Cruz do Sul será fechado a partir de segunda-feira (10). O objetivo, conforme adiantou a secretária de saúde Daniela Dumke, é rever o fluxo de atendimentos do espaço e realocar os pacientes para as próprias unidades básicas de saúde. Portanto, a partir da próxima semana, o morador que apresentar algum sintoma de Covid-19 não precisa mais se direcionar até o Parque da Oktoberfest. As unidades ficam abertas das 8h às 17h. 

    Conforme a secretária, a população pode ficar tranquila quanto ao Ambulatório de Campanha, que ficará fechado temporariamente nesse período de redução da procura dos atendimentos. "Vai ficar montado, pronto e com condições de ser ativado do dia para a noite se necessário. Mas, temos condições de atendimento. A pandemia vai continuar e vamos ter que começar a incluir isso no nosso dia a dia de uma maneira mais objetiva. Vamos conseguir diluir o quantitativo de atendimentos atuais nas nossas unidades", diz.

    Além de facilitar o acesso para os moradores, o objetivo da mudança também é qualificar os atendimentos. "Vamos conseguir analisar os casos com mais agilidade e dar mais condições. As equipes já estão se organizando. Afinal, com a chegada do inverno, sintomas respiratórios devem surgir, mas que podem não significar Covid-19", comenta. Outro fator importante para a decisão foi o aumento de casos de dengue, o que fará com que cada unidade consiga receber os pacientes e identificar – da melhor forma – os sintomas apresentados para diagnosticar a doença. 

    É preciso priorizar as unidades básicas

    De acordo com Daniela Dumke, com a reestruturação das unidades básicas de saúde, o pedido é que a comunidade passe a priorizar – ainda mais – esses espaços. O propósito é deixar as portas de entrada do município – como PA, UPA e Hospitalzinho – para o que realmente for necessário, como dores agudas e emergências. "Se a pessoa ficar ruim na parte da noite terá esses suportes das portas de entrada, mas caso contrário é importante dar prioridade para as unidades. Elas estarão com um olhar diferenciado para atender a população", fala.  

    Vacinação

    Algumas das unidades básicas de saúde, que ainda serão definidas, terão ampliação do horário de atendimento até as 19h. A intenção é facilitar para os moradores que fazem parte de grupos prioritários e que não conseguem sair durante o expediente de trabalho.