Governo do Estado e UFPel apresentaram nesta quinta-feira os resultados da nova fase da pesquisa
Um a cada cinco pessoas estão infectadas pelo coronavírus no Rio Grande do Sul. A informação é resultado da 10ª rodada da pesquisa Epicovid-19, apresentada nesta quinta-feira (29) pelo governo do Estado e pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Participaram da transmissão ao vivo o secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia, Luís Lamb, da secretária de Saúde, Arita Bergmann, e do coordenador da pesquisa e ex-reitor da UFPel, Pedro Hallal.
Ao todo, 4,4 mil pessoas foram entrevistadas e testadas em Pelotas, Uruguaiana, Santa Maria, Porto Alegre, Canoas, Caxias do Sul, Ijuí, Passo Fundo e Santa Cruz do Sul. Conforme Pedro Hallal, uma nova técnica de teste foi aplicado nesta rodada, a fim de verificar com melhor sensibilidade quantas pessoas já tiveram contato com o vírus. Do total de consultados, 807 apresentaram teste positivo para a Covid-19, o que representa um infectado a cada 5,5 habitantes. Cento e quatro deles foram na cidade de Uruguaiana, que apresentou 20,8% do total de testes positivos, seguida de Santa Maria, com 91 positivos (18,2%) e Ijuí, com 90 positivos (18%). Canoas teve 93 positivos (17,7%), e Santa Cruz do Sul, 88 (17,6%). Porto Alegre e Passo Fundo tiveram 87 (17,4%) testes positivos cada. Caxias do Sul teve 85 positivos (17%), e Pelotas, 82 (16,4%).
Conforme o coordenador da pesquisa, os resultados dessa rodada apontaram duas milhões de pessoas com anticorpos, o que representa 18,1% da comunidade gaúcha. Entretanto, Hallal explica que o Estado está longe da imunidade coletiva e que dentro desse cálculo também há pessoas com anticorpos por conta da vacinação: do total de entrevistados, 26,1% tomaram a primeira dose e 13,2% estão com o esquema vacinal completo. Entre as informações desse aspecto, o coordenador destaca os números da população idosa com 80 anos ou mais, em que 94,3% dos entrevistados dessa faixa etária optaram pela imunização.
A 11ª rodada do estudo Epicovid-19 ainda não foi confirmada e depende de financiamento para isso. "Nosso estudo é o único populacional que chegou a 10 fases de testagem numa mesma população. Espero que mais uma rodada aconteça, mas ainda não podemos afirmar se será possível", comenta.
Notícias relacionadas
OMS declara fim da emergência em saúde por Covid-19
Comunicado foi divulgado nesta sexta-feira, após três anos de pandemia
Santa Cruz registra mais um óbito em decorrência da Covid-19
Desde o início da pandemia, o município contabiliza 48.060 casos de coronavírus
Hospital Vera Cruz volta a exigir uso de máscara em suas dependências
Comunicado foi feito na tarde desta terça-feira pela casa de saúde
Procura pela vacina bivalente é baixa em Vera Cruz
Imunizante já está disponível nas unidades de saúde do município para todos os grupos prioritários