Decreto foi publicado nesta quinta-feira pelo Governo do Estado
O Governo do Estado publicou nesta quinta-feira (22) um decreto que autoriza a retomada das aulas presenciais na Educação Infantil e no primeiro e segundo ano do Ensino Fundamental nos municípios que adotaram o sistema de cogestão. A medida vale para as cidades que estão aplicando, para outros setores, os protocolos de bandeira vermelha do modelo de distanciamento controlado.
Segundo o decreto, as instituições de ensino deverão observar, obrigatoriamente, distanciamento mínimo de 1,5 m entre classes, carteiras ou similares e os materiais deverão ser individuais, vedadas atividades coletivas que envolvam aglomeração ou contato físico.
Confira o decreto na íntegra clicando aqui.
Fica autorizada a retomada das aulas nos seguintes casos:
- Para a educação infantil, aos primeiro e segundo anos do ensino fundamental;
- Plantões para atendimento aos alunos de Ensino Médio Técnico Subsequente, de Ensino Superior e de Pós-Graduação;
- Estágio curricular obrigatório, de pesquisas, laboratoriais e de campo, e de outras consideradas essenciais para a conclusão de curso e para a manutenção de seres vivos, conforme normativa própria;
- Cursos de ensino profissionalizante, de idiomas, de música, de esportes, dança e artes, ciências e de arte e cultura.
De acordo com o procurador-geral do Estado, Eduardo Cunha da Costa, este novo decreto está de acordo com a decisão judicial que impedia a retomada das atividades presenciais de ensino no Estado na bandeira preta, pois nos locais em que há cogestão as normas aplicáveis são compatíveis até o limite da bandeira vermelha. “A alteração das normas não viola a decisão judicial, pois se deu com respaldo técnico e diante de evidências científicas, somente podendo ser efetivada nas regiões em que autorizada, pelo sistema de cogestão, a aplicação da bandeira vermelha, que é a imediatamente anterior”, afirmou Costa.
A Procuradoria-Geral do Estado (PGE) enviará ao Tribunal de Justiça, ainda na manhã desta sexta-feira (23), uma petição para informar as novas regras, reafirmando o compromisso do Poder Executivo com o combate à pandemia de Covid-19 e com a priorização à educação.
Notícias relacionadas

Prefeitura e Brigada Militar reforçam fiscalização de vagas para idosos e PCDs em Rio Pardo
Blitz educativas ocorrerão duas vezes por semana

Prefeitura de Santa Cruz promove capacitação para servidores
Qualificação ocorreu nesta terça-feira, no auditório da Procuradoria-Geral do Município

Representante de Santa Cruz é eleito Man Pampa Gaúcho
Concurso ocorreu no último sábado, Charrua Hotel

Rosa Cruz Incorporadora apresenta Infinity, um novo conceito de morar em Santa Cruz
Empreendimento está sendo construído na esquina das ruas Thomaz Flores e Borges de Medeiros