Programa Mapa da CIdade foi lançado no começo da noite em Santa Cruz do Sul
Para Telmo Kirst, prefeito de Santa Cruz do Sul, é preciso saber o que realmente existe entre a cidade real e a cidade legal. Para isso, foi lançado no começo da noite desta quarta-feira (7), no Palacinho da Prefeitura, o programa Mapa da Cidade. Com o propósito de planejar melhor e medir o tamanho do município, a atividade consiste no levantamento completo de todos os bairros e sedes dos distritos. "Vamos estar entre os municípios brasileitos que sabem onde pisam", diz.
O serviço vai ser realizado pela empresa Topcart – Topografia Engenharia e Aerolevantamentos S/S Ltda, do Distrito Federal. O trabalho de campo já iniciou em maio deste ano, quando um avião sobrevoou a cidade realizando registro fotográficos de alta resolução. "Não era feito um trabalho assim desde a década de 70", comenta Kirst. O levantamento vai ocorrer em um bairro por vez por uma dupla de cadastradores devidamente caracterizados. A comunidade vai poder reconhê-los por um colete azul marinho com o logo da Prefeitura e da Topcart. Além disso, eles vão estar usando crachá.
Para a comunidade ficar tranquila, a Secretaria de Comunicação criou um canal online para que todas as dúvidas sejam solucionadas e para que as pessoas possam saber em que bairro a atividade está ocorrendo no momento, proporcionando mais segurança. "Vamos realizar um trabalho intenso de divulgação na mídia impressa, no rádio, na internet e na televisão. Além disso, vamos ter a distribuição de panfletos e anúncios em ônibus, conhecido como busdoor", salienta Régis de Oliveira Júnior, responsável pela pasta.
De acordo com Marcelo Gaedtke, coordenador do projeto, a atividade vai trazer subsídios para todas as secretarias. "Vai ajudar a Defesa Civil, em semanas chuvosas com estas últimas, a monitorar os locais mais atingidos pela cheia", explica. Com essa atualização Santa Cruz do Sul vai poder medir o seu crescimento e melhorar os investimentos públicos em pavimentação, rede de esgoto e de energia elétrica, transporte coletivo, saúde, educação, segurança, entre outros. O investimento realizado pela Prefeitura no programa é de R$ 3,9 milhões.
Notícias relacionadas

Após edital sem interessados, projeto do Parque das Extremosas será dividido em lotes
Loteamento popular de 425 casas será construído no Bairro Aliança, em Santa Cruz

Nova rua para ligar Centro ao Bairro Jardim Europa será inaugurada neste domingo
Ligação une beleza, planejamento urbano e qualidade de vida para a população

Vacinação contra gripe é liberada para toda a população
Aplicação abrange pessoas acima de seis meses

INSS alerta população sobre perfil falso em rede social
Dados sobre descontos devem ser consultados no aplicativo ou no 135