Educadora física Tatiane Zinn lembra que essas práticas são ainda mais essenciais durante a pandemia
Manter bons hábitos auxilia na qualidade de vida e faz bem não só para o corpo, mas também para a mente. Quem fala sobre o assunto nesta edição do Arauto Saúde é a educadora física Tatiane Zinn. Ela lembra que essas práticas são importantes em todos os momentos da vida, sendo ainda mais essenciais durante a pandemia.
Segundo a profissional, essa questão pode ser trabalhada, por exemplo, quando as pessoas ficam em casa, mantêm o isolamento social, higienizam as mãos e usam máscara. “Isso tudo já reflete uma consciência de bom hábito para com o momento vivido”, sugere.
A prática de bons hábitos, lembra ela, pode começar com mudanças no estilo de vida. “Nesta busca por uma saúde estável e segura é preciso estar com o físico ativo, praticar atividade física, ter uma alimentação saudável e adequada, manter bom consumo de água durante o dia, ingerir muitas frutas – com a higiene adequada -, sem esquecer da saúde mental”, salienta.
Tatiane frisa que no momento vivido, com a popularidade das redes sociais, em que muitas vezes é disseminado ódio e ofensas, podem ser provocados com mais facilidade sentimentos como raiva e rancor – o que não é saudável. “A nossa mente e o pensamento são muito importantes. Neste sentido, precisamos manter o pensamento muito positivo. Temos que incentivar as pessoas a pensarem positivo: “eu consigo”, “eu posso me ajudar”. Essa é uma forma de auxiliar o próximo e lhe estender uma palavra amiga, seja através de um telefonema ou chamada de vídeo, por exemplo”, aconselha. Segundo ela, os pensamentos negativos podem prejudicar, inclusive, o desempenho do indivíduo na prática de atividade física. “A pessoa sem rancor ou raiva tem desempenho muito melhor, isso ocorre porque ela está com a mente aberta”, esclarece.
Aliado ao cuidado com a mente, Tatiane reforça a importância das pessoas encontrarem atividades físicas com as quais se identifiquem e sejam prazerosas, pois com práticas como essas o corpo libera hormônios que causam sensação de liberdade e prazer. “Exercício físico, como uma caminhada ou corrida, pode aliviar os sentimentos negativos, auxiliando a ter um equilíbrio emocional maior. O exercício físico está muito ligado à mente e ao corpo”, afirma, ao lembrar que durante a pandemia, as pessoas podem optar por atividades online em casa.