Medidas entram em vigor a partir das 5h deste sábado
Após acordo entre os prefeitos da Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp) pela decretação de lockdown, o chefe do Executivo de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa, publicou na noite desta quinta-feira (4) as regras que deverão ser seguidas neste final de semana. As medidas entram em vigor a partir das 5h deste sábado (6) e seguem até as 5h da próxima segunda-feira (8), podendo ser prorrogado caso ocorra necessidade.
As regras restringem as atividades comerciais, industriais e de prestação de serviços, e a circulação de pessoas em todo o município. O decreto considera a quantidade expressiva de casos de Covid-19 e a ocupação de mais de 100% dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) das Regiões dos Vales do Rio Pardo e Taquari.
CONFIRA AS REGRAS DE LOCKDOWN:
– Fica proibida, em todo o território do Município de Venâncio Aires, a circulação e a aglomeração de pessoas em quaisquer espécies de logradouros públicos ou de circulação comum.
– Será permitido o deslocamento de trabalhadores que tiverem suas atividades autorizadas neste decreto, incluindo os trabalhadores que atuem em outras cidades, mas tenham residência no Município de Venâncio Aires.
– Será permitido o deslocamento de pessoas que tenham atividades de natureza essencial ou obrigações militares em outros Municípios.
– Estão proibidas quaisquer reuniões e/ou atos públicos ou particulares que provoquem aglomerações, independentemente do número de pessoas, inclusive de pessoas da mesma família que não coabitem.
- Atividades essencias
As atividades de natureza essencial, definidas no Decreto Estadual RS nº 55.240/2020 e suas alterações, somente estarão autorizadas ao funcionamento, de portas fechadas, sem atendimento ao público, com sistema de tele-entrega, excetuadas:
I – clínicas médicas, veterinárias, odontológicas e de fisioterapia, somente em regime de urgência e emergência.
II – postos de combustíveis, proibido o funcionamento de serviços anexos, tais como lanchonetes, restaurantes e lojas de conveniência.
III – conselho tutelar em regime de plantão.
IV – serviços funerários em regime de plantão.
V – transporte coletivo municipal e intermunicipal limitado a 20% (vinte por cento) da sua capacidade de lotação.
VI – serviços de táxi e transporte individual privado de passageiros limitados a 01 (um) passageiro por vez, salvo em situações excepcionais relacionadas à saúde.
VII – velórios com duração máxima de 3h (três horas), e limitados à ocupação de 20% (vinte por cento) para o local.
VIII – funerais com duração máxima de 3h (três horas) para a cerimônia, respeitado o distanciamento mínimo de dois metros entre os presentes.
IX – atividades de mecânica e borracharia com atendimento de 01 (um) cliente por vez.
X – indústrias essenciais com 75% (setenta e cinco por cento) dos trabalhadores.
XI – atividade de segurança patrimonial privada.
XII – os estabelecimentos que comercializam, distribuem e fornecem peças, combustíveis, alimentação e hospedagem a transportadores de cargas e de passageiros situados nas rodovias poderão funcionar, obedecendo as restrições dos protocolos da bandeira preta do modelo de distanciamento controlado do Estado do Rio Grande do Sul e não poderão permitir qualquer tipo de aglomeração em suas dependências internas e externas.
- Farmácias e comércio de gêneros alimentícios
As farmácias e o comércio de gêneros alimentícios poderão operar com os protocolos estabelecidos na bandeira preta, limitados, em qualquer situação a:
– Supermercados, 30 (trinta) clientes simultâneos.
– Minimercados, 20 (vinte) clientes simultâneos;
– Farmácias, 10 (dez) clientes simultâneos; e
– Casas de carnes, açougues e padarias, 5 (cinco) clientes simultâneos.
Os serviços de tele-entrega estão impedidos de funcionar no horário compreendido entre 24h e 06h da manhã do dia seguinte.
- Indústrias
As indústrias que desempenham atividades não essenciais estão expressamente proibidas de funcionar, excetuado:
– A manutenção e funcionamento de caldeiras e secadores de grãos, com número reduzido de funcionários, quantitativo este a ser determinado pela fiscalização municipal, considerando o porte da empresa.
– As indústrias fumageiras estarão permitidas de realizar carregamento e liberação de cargas, utilizando somente os funcionários responsáveis pelas respectivas atividades.
A Defesa Civil e a Fiscalização do Município de Venâncio Aires, com auxílio dos Órgãos de Segurança Pública, intensificarão a fiscalização do cumprimento das determinações contidas neste decreto, bem como as autuações.
Notícias relacionadas

Força-tarefa que deu origem ao Comitê Pró-Clima completa um ano
Ação liderada pelo Cisvale concentrou os esforços humanitários e de recursos para os municípios atingidos pelos eventos climáticos de abril e maio de 2024

Um ano após enchente histórica, municípios do Vale do Taquari ainda enfrentam desafios na reconstrução
Nas estradas da região, a enchente causou danos severos à ponte da BR-386. Já ERS-130 levou cerca de 11 meses para sua recuperação total

Estudantes de cooperativas escolares aprofundam conhecimento sobre habilidades de cargos
O evento Encontros de Intercooperação - Oficinas de Cargos aconteceu de 22 a 24 de abril, no Gauten Parque de Inovação e Tecnologia de Santa Cruz do Sul

Obras, reconstrução de pontes e novas moradias marcam os 100 primeiros dias da Prefeitura de Candelária
Em entrevista à Arauto News 89,9 FM, o chefe do Executivo Municipal, Nestor Ellwanger, detalhou o trabalho realizado