Estruturas em Santa Cruz do Sul, Lajeado e Venâncio Aires realizam atendimentos de baixa complexidade
A Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo está criando mais uma alternativa em apoio aos hospitais de Santa Cruz do Sul, Lajeado e Venâncio Aires. A partir das 17h desta quinta-feira (25), passam a funcionar ambulatórios para atendimentos de baixa complexidade nestes três municípios.
Os locais receberão clientes da Unimed atendidos nas emergências dos hospitais destes três municípios, e classificados como azul ou verde na triagem. O Ambulatório Unimed é exclusivo para consultas médicas.
As estruturas funcionam nos seguintes horários:
- Segunda a sexta-feira: 17h às 23h
- Sábado e domingo: 8h às 22h
Como Vai Funcionar
Santa Cruz do Sul
- Clientes devem se dirigir às emergências dos hospitais Ana Nery e Santa Cruz. Após a triagem, as consultas médicas classificadas como não urgentes ou pouco urgentes (classificação azul ou verde) serão direcionados para a estrutura da Unimed VTRP para receber atendimento.
- O Ambulatório Unimed de Santa Cruz do Sul funciona no Núcleo de Atendimento, Rua Sete de Setembro, 561 (antigo Keller Niedersberg).
- Horário de atendimento: segunda à sexta, das 17h às 23h; sábado e domingo, das 8h às 22h.
Lajeado
- Clientes devem se dirigir à emergência do Hospital Bruno Born. Após a triagem, as consultas médicas oclassificadaa como não urgentes ou pouco urgentes (classificação azul ou verde) serão direcionados para a estrutura da Unimed VTRP para receber atendimento;
- O Ambulatório Unimed de Lajeado funciona na Av. Alberto Müller, 1151, Prédio 22 da Univates;
- Horário de atendimento: segunda à sexta, das 17h às 23h; sábado e domingo, das 8h às 22h.
Venâncio Aires
- Neste momento, a emergência do Hospital está fechada devido ao alto volume de atendimentos. Os clientes que necessitarem de consultas médicas presenciais não urgentes ou pouco urgentes devem se dirigir diretamente à estrutura da Unimed VTRP;
- O Ambulatório Unimed de Venâncio Aires funciona na Rua Reinaldo Schmaedecke, 1175;
- Horário de atendimento: segunda à sexta, das 17h às 23h; sábado e domingo, das 8h às 22h.
Casos suspeitos de Covid devem realizar consulta no PA virtual
Clientes que estiverem com sintomas de Covid-19 devem fazer uma consulta em vídeo com o PA Virtual 24h Coronavírus Unimed (https://www.unimedvtrp.com.br/pavirtual);
Após avaliação médica pelo PA Virtual, os profissionais fornecerão orientações sobre como proceder
Nos casos mais leves, a orientação é para que as pessoas fiquem em casa. Nos demais casos , os médicos indicarão se o cliente deve ir até o Ambulatório Unimed ou procurar atendimento hospitalar.
Estas orientações são para clientes de toda a área de atuação da Unimed VTRP.
Importante: Para evitar aglomerações, os clientes com sintomas de Covid-19 devem primeiro fazer o contato com o PA Virtual 24h Coronavírus Unimed, para receber a orientação de como proceder.
Como funciona o protocolo das cores dos hospitais?
O método classificação por cores, o Protocolo de Manchester, classifica os pacientes com base em sinais e sintomas:
Vermelho (Emergência): É destinada aos pacientes que se encontram em estado gravíssimo e com risco de morte, os quais necessitam de atendimento imediato, como quadros de queimadura em mais de 25% do corpo, problemas respiratórios, dor no peito relacionada à falta de ar, crises de convulsão, trauma cranioencefálico, tentativa de suicídio, parada cardiorrespiratória, hemorragias incontroláveis, entre outros.
Laranja (Muito Urgente): Essa cor é para casos considerados muito urgentes e com risco significativo de morte. O tempo de espera aproximado é de até 10 minutos. Abrange casos, como arritmia cardíaca sem apresentação de sinais de instabilidade, cefaleia intensa com rápida progressão, dores severas, etc.
Amarelo (Urgente): Abrange os casos urgentes de gravidade moderada com necessidade de atendimento médico, mas sem riscos imediatos. O tempo médio de espera é de até 60 minutos e classifica casos, como desmaios, dor moderada, vômito intenso, crises de pânico, hemorragia moderada, picos de hipertensão, alteração dos sinais vitais, entre outros quadros clínicos.
Verde (Pouco Urgente): A cor verde é para casos considerados menos graves. O tempo de espera pode ser de até 2 horas e abrange pacientes com dores leves, torcicolo, enxaqueca, estado febril sem a presença de alterações vitais, resfriados e viroses, náuseas e tonturas, hemorragia controlada, asma não diagnosticada como quadro de crise, etc.
Azul (Não Urgente): Por fim, a cor azul representa a classificação mais simples para casos que o paciente pode aguardar atendimento ou ser encaminhado para outra unidade de saúde. O tempo de espera pode ser de até 4 horas e envolve pacientes com queixas de dores crônicas, entre outros casos leves.
No Ambulatório Unimed, os atendimentos serão realizados para pacientes com classificações que se enquadram nas cores verde e azul.
Notícias relacionadas

Prefeitura e Brigada Militar reforçam fiscalização de vagas para idosos e PCDs em Rio Pardo
Blitz educativas ocorrerão duas vezes por semana

Prefeitura de Santa Cruz promove capacitação para servidores
Qualificação ocorreu nesta terça-feira, no auditório da Procuradoria-Geral do Município

Representante de Santa Cruz é eleito Man Pampa Gaúcho
Concurso ocorreu no último sábado, Charrua Hotel

Rosa Cruz Incorporadora apresenta Infinity, um novo conceito de morar em Santa Cruz
Empreendimento está sendo construído na esquina das ruas Thomaz Flores e Borges de Medeiros