Maioria dos que procuram atendimento são adultos/jovens que compreendem a faixa etária de 20 a 40 anos
Com um acréscimo no número de casos de coronavírus e uma piora no índice de ocupação de leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), a procura pelos serviços oferecidos no ambulatório de campanha – localizado no Ginásio Poliesportivo – também disparou em Santa Cruz.
Segundo a coordenadora do ambulatório e enfermeira, Thais Wartchow Weiss, do dia 8 de fevereiro até o momento foi registrado um aumento significativo na procura pelo espaço, totalizando 1.382 atendimentos desde então. Enquanto antes do dia 8 a média de pacientes atendidos por turno era 15, o número passou, agora, para 50. De acordo com a profissional, a grande quantidade de atendimentos registrados neste mês de fevereiro se assemelha a julho e agosto do ano passado, período em que há maior incidência de doenças respiratórias e gripais.
Perfil dos pacientes
A maioria do público que procura atendimento no ambulatório de campanha se refere a adultos/jovens que compreendem a faixa etária de 20 a 40 anos. Entre os sintomas apresentados com mais frequência estão dor no corpo, dor muscular, mal-estar geral, cansaço, coriza e sintomas gastrointestinais, diarreia, cefaleia e tosse. Além disso, grande parte dos pacientes relataram apresentar os sintomas depois de terem viajado ou ido à praia.
Embora os últimos meses não tivessem histórico de fila e demora nos atendimentos no ambulatório de campanha, nesta semana foi registrada fila e espera de até duas horas, mas todas as pessoas foram atendidas, conforme Thais. "Houve realmente esse aumento da procura, mas estamos percebendo que isso está acontecendo em vários locais e outras regiões", acrescenta.
Horário
O ambulatório de campanha fica aberto todos os dias das 7h até a meia-noite, sem fechar ao meio-dia.
Notícias relacionadas
Vereador propõe Dia Gospel na Oktoberfest
Edson Azeredo explica que a programação contaria com um show voltado a esse público
Faça a sua lista
Listas são importantes no dia a dia. Você faz para o mercado, para as tarefas do trabalho, dos lugares que quer conhecer e tantas outras. Dá para fazer lista pra tudo. Aqui neste texto, uma dica de leitura e uma lista, claro, que espero que você goste.
Por Daiana Theisen
Jornada Nem Tão Doce Lar inicia com momento de formação
Objetivo é disseminar informação de como buscar ajuda, e também aprender a reconhecer as diversas formas de violência
Leandro Vernier assume presidência da Assemp para Gestão 2025/2026
Eleição da nova diretoria, por aclamação, ocorreu na noite dessa segunda-feira, em Santa Cruz