Em Santa Cruz, doses estão disponíveis em todas as unidades de saúde, no Cemai e no CIS da Unisc
O Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde está ampliando o público-alvo para receber a vacina quadrivalente contra o papiloma vírus humano (HPV). A partir de agora meninos de 12 a 15 anos completos (15 anos, 11 meses e 29 dias) poderão procurar uma das unidades de saúde de seu município para receber a dose.
Desde janeiro de 2016 a vacina foi introduzida no Calendário Nacional de Vacinação para meninos, porém somente na faixa etária de 12 e 13 anos. A ampliação, segundo a coordenadora do Programa Municipal de Imunizações da Secretaria Municipal de Saúde (SESA), de Santa Cruz do Sul, Raquel Emmel Lopes, fortalece as ações de saúde da população masculina e possibilita a prevenção dos cânceres de pênis, ânus, orofaringe e verrugas genitais. “Também é importante destacar que a vacinação nos meninos contribui para aumentar a proteção nas meninas, com impactos positivos nas próximas décadas, uma vez que o vírus é transmitido a elas, através de relações sexuais”, explicou ela.
O esquema vacinal para os meninos é de duas doses, com seis meses de intervalo entre elas. A vacina disponibilizada pelo Ministério da Saúde é a quadrivalente, protege contra quatro subtipos do vírus e apresenta 98% de eficácia quando a aplicação é feita corretamente.
Segundo Raquel, o que ainda atrapalha bastante a procura, tanto no caso dos meninos quanto das meninas, é o preconceito. Ela afirma que existe um tabu muito grande quando se fala em vida sexual. “A introdução da vacina nessa faixa etária tem o objetivo de proteger as crianças justamente antes do início da vida sexual, ou seja, antes do primeiro contato com o vírus”, explicou.
Em Santa Cruz do Sul a vacina contra o HPV está disponível em todas as unidades de saúde (UBSs e ESFs) que possuem sala de vacinação, no Centro Materno Infantil (Cemai) e no Centro Integrado de Saúde (CIS) da Unisc.
Notícias relacionadas
Hospital incentiva comunidade a escrever mensagem de Natal aos internados
Pelas redes sociais ou cartas entregues diretamente na instituição, as pessoas podem deixar um recado de otimismo a quem está acamado
Diálogos de domingo
O domingo na casa dos meus avós é mais do que um dia. É um endereço para onde sempre quero voltar.
Por Lucas Dalfrancis
Expediente bancário tem alterações neste final de ano
Horário de atendimento ao público será reduzido
Mutirões para a retirada e organização de cabos devem ser intensificados em 2025
Gerente de Relacionamento da RGE, Eduardo Döring, falou do trabalho realizado de forma conjunta com empresas e prefeitura