Conforme Helena Hermany, essa é a primeira das 33 metas para os primeiros 100 dias de governo
O Hospitalzinho passa a ter atendimento 24 horas em Santa Cruz do Sul a partir desta segunda-feira (4). A mudança – anunciada pela prefeita Helena Hermany em dezembro – era uma reivindicação antiga da comunidade da Zona Sul do município, que precisava se deslocar para outras unidades no fim da noite e madrugada.
A retomada imediata do atendimento foi marcada por uma cerimônia em frente à casa de saúde do Bairro Santa Vitória, onde Helena Hermany discursou sobre a importância do ato. "Vocês podem ter certeza que será um tempo diferente, quando vamos escutar as pessoas. Governar é fazer escolhas e nós escolhemos fazer essa escolha como a primeira do governo, por ter um valor muito simbólico. Eu sei o quanto esse Hospitalzinho é importante. Se salvarmos uma vida aqui já valerá a pena", disse. Conforme Helena, essa foi a primeira das 33 metas dos primeiros 100 dias de governo a ser cumprida. Durante o ato, a prefeita Helena Hermany citou a importância da família Moraes na construção do Hospitalzinho, feito durante o governo Sérgio Moraes.
De acordo com secretária de saúde Daniela Dumke, a retomada é muito importante para os moradores do bairro e de toda a Zona Sul. "Temos como prioridade um ótimo atendimento. Vamos rever toda a questão da rede básica a fim de qualificar nossos serviços. Agradecemos ao Hospital Ana Nery pelo empenho e parceria no pedido de reabertura. Não mediram esforços para que pudéssemos hoje concretizar essa ação", destacou.
Segundo a diretora operacional do Hospital Ana Nery, Sandra Mara Weiler, o objetivo com a parceria entre as casas de saúde é aumentar o número de atendimentos diários, que hoje está em 95. "Atualmente, a partir das 23h, um paciente que precisa ficar em observação necessita ser transferido para a UPA. Isso gerava um transtorno muito grande, tanto para o paciente quanto para os familiares", relatou. A parceria entre a Prefeitura de Santa Cruz do Sul e o Hospital Ana Nery está na formação das equipes, como médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem.
Notícias relacionadas

Legislativo de Santa Cruz aprova criação da Frente Parlamentar em Defesa das Pessoas com Deficiência
Entre os objetivos está a promoção da articulação entre o Poder Legislativo, Executivo e a sociedade civil na criação da política pública municipal de inclusão

Câmara aprova flexibilização para permanência de animais em locais públicos e privados
Substitutivo proposto pelo Vereador Eduardo Wartchow foi votado ontem pelos vereadores

Vereador denuncia problemas na obra do Centro de Eventos de Santa Cruz
Local receberá, em breve, edições da Construarte e Festa das Cucas

Ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica morre aos 89 anos
Ícone da esquerda, ele enfrentava um câncer de esôfago