Geral

Número de mortos por incêndio em prédio de Londres sobe para 79

Publicado em: 19 de junho de 2017 às 13:39 Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 às 14:31
  • Por
    Luiza Adorna
  • Fonte
    Reuters AFI
  • Foto: Agência Brasil
    compartilhe essa matéria

    Comandante da Polícia Metropolitana afirma que podem nunca conseguir identificar algumas das vítimas

    O número de mortos em decorrência do incêndio que consumiu um prédio residencial de Londres na semana passada subiu para 79, informou a polícia nesta segunda-feira (19). O governo britânico disse estar trabalhando para instaurar rapidamente um inquérito público sobre a tragédia.

    O fogo começou no prédio de 24 andares Grenfell Tower, um edifício de habitação social no oeste de Londres, na madrugada do dia 14 de junho e se espalhou com velocidade assustadora, consumindo o edifício enquanto moradores ainda estavam presos dentro de seus apartamentos.

    Enquanto os serviços de emergência têm sido amplamente elogiados pela maneira como lidaram com o desastre, o governo tem sido criticado por uma resposta lenta e inadequada. A primeira-ministra Theresa May tem sofrido com uma indignação popular por não ter se encontrado com os moradores em sua primeira visita ao local do incêndio.

    "Infelizmente hoje, até as 8h, o número aumentou. Eu acredito que há 79 pessoas que estão ou mortas ou desaparecidas e, infelizmente, eu tenho que presumir que estão mortas", disse o comandante da Polícia Metropolitana de Londres, Stuart Cundy, a repórteres.

    Cundy afirmou que cinco dos mortos foram formalmente identificados e que será uma lenta e minuciosa tarefa identificar os demais devido à intensidade do incêndio. Autoridades podem nunca conseguir identificar algumas das vítimas, afirmou.

    O chefe da polícia acrescentou ainda que cinco pessoas que tinham sido dadas como desaparecidas agora foram encontradas e estão seguras e bem. Ele disse também que o número de mortes ainda pode mudar se alguém dado como desaparecido for encontrado vivo ou se alguém que ainda não foi dado como desaparecido for encontrado nas ruínas do prédio.

    * As informações são da Reuters AFI.