Portaria exige a confirmação do recebimento da mensagem no mesmo dia do envio
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aprovou por unanimidade a utilização do aplicativo WhatsApp como ferramenta para intimações em todo o Judiciário. A decisão foi tomada durante o julgamento virtual do Procedimento de Controle Administrativo (PCA). O uso da ferramenta de comunicação de atos processuais pelo WhatsApp foi iniciado em 2015 e rendeu ao magistrado requerente do PCA, Gabriel Consigliero Lessa, juiz da comarca de Piracanjuba, destaque no Prêmio Innovare, daquele ano.
O uso do aplicativo de mensagens como forma de agilizar e desburocratizar procedimentos judiciais se baseou na Portaria n. 01/2015, elaborada pelo Juizado Especial Cível e Criminal de Piracanjuba em conjunto com a Ordem dos Advogados do Brasil daquela cidade.
O texto da portaria dispõe sobre o uso facultativo do aplicativo, somente às partes que voluntariamente aderirem aos seus termos. A norma também prevê a utilização da ferramenta apenas para a realização de intimações. Além de facultativa, a portaria exige a confirmação do recebimento da mensagem no mesmo dia do envio; caso contrário, a intimação da parte deve ocorrer pela via convencional.
Para o magistrado, autor da prática de uso do WhatsApp para expedição de mandados de intimação, o recurso tecnológico se caracterizou como um aliado do Poder Judiciário, evitando a morosidade no processo judicial. “Com a aplicação da Portaria observou-se, de imediato, redução dos custos e do período de trâmite processual”, disse Gabriel Consigliero Lessa.
Notícias relacionadas
Com 9 mil clientes ativos, Sesc Santa Cruz é referência em serviços de esporte, educação e saúde
Fabrício Gianezini é o diretor da unidade no município
Alistamento militar feminino voluntário está com seleção aberta
A primeira fase pode ser feita pelo site ou na Junta de Serviço Militar, localizada na rua Osvaldo Aranha, número 1009
Ano de sabedoria e conhecimento: o que prevê a astróloga Ana Schilling para 2025
Ela trabalha com Astrologia Védica, antigo conhecimento indiano
Prazo para solicitar devolução de ICMS na Linha Branca termina em 30 de abril
O programa beneficia atingidos pelas enchentes