Geral

Hospital Santa Cruz oferece aromaterapia no bloco cirúrgico

Publicado em: 07 de julho de 2017 às 14:57 Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 às 14:53
  • Por
    Jaqueline Gomes
  • Fonte
    Assessoria de Imprensa Hospital Santa Cruz
  • Foto Divulgação
    compartilhe essa matéria

    Objetivo é diminuir os níveis de estresse, medo e ansiedade no pré-operatório

    O bloco cirúrgico do Hospital Santa Cruz (HSC), de Santa Cruz do Sul, deu início no mês de junho ao Projeto Aromaterapia, uma prática natural destinada aos pacientes que vêm até a Instituição para a realização de procedimentos cirúrgicos. O objetivo é diminuir os níveis de estresse, medo e ansiedade que são comumente apresentados pelos pacientes no pré-operatório. O método, não invasivo, possui comprovações científicas quanto à efetividade na diminuição destes sintomas. 

    A Aromaterapia é uma prática reconhecida pela Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares, instituída pelo Ministério da Saúde, e trata-se de uma técnica natural que utiliza óleos extraídos de plantas, estimulando o bem-estar dos indivíduos e exercendo efeito positivo sobre a mente, o corpo e o espírito. O projeto foi desenvolvido no HSC pela acadêmica de Enfermagem Naiele Costa, com o apoio das enfermeiras Daniela Dumke, Pamela Muller, Veniria Cavalli, Luci Lauermann, Eliandra Pontel e Carolini Oliveira da Silva.

    “É um método terapêutico, a partir da utilização de óleos essenciais, que são formas concentradas, representantes da energia das plantas”, explica Naiele. “Estes óleos atuam sobre nossa mente, nossa alma e nosso corpo promovendo saúde e bem-estar àquelas pessoas que dela se beneficiam”, acrescenta. Além disso, conforme a acadêmica, possuem ação antibiótica, anti-inflamatória, antisséptica, antiviral, entre outros, por meio da inalação ou absorção da pele.

    A prática será utilizada na sala de preparo dos pacientes que aguardam para a realização do procedimento, por meio de um difusor elétrico específico. Também foram disponibilizados no local e na sala de espera dos familiares cartazes informativos explicando sobre o método.