Geral

Recursos da Consulta Popular beneficiam Hospital Ana Nery

Publicado em: 12 de julho de 2017 às 15:22 Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 às 14:56
  • Por
    Luiza Adorna
  • Fonte
    Assessoria de Imprensa
  • compartilhe essa matéria

    Atualmente, a instituição atende pacientes provenientes de 33 municípios do estado

    O presidente do Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio Pardo, Heitor Álvaro Petry e a secretária operacional Diana Filipina Anton, estiveram na manhã desta terça-feira (11) conhecendo parte das obras e equipamentos adquiridos pela entidade através de recursos da Consulta Popular. Acompanharam a visita o Diretor Executivo Gilberto Antônio Gobbi e o Gestor de Projetos e Captação de Recursos, Eduardo Marques.

    Uma das áreas que foi diretamente beneficiada com recursos da Consulta Popular, foi a Unidade de Internação Pinheiros, que possui 28 leitos e atende, na sua integridade, pelo Sistema Único de Saúde (SUS).  Esta unidade é equipada com camas motorizadas elétricas, poltronas reclináveis para acompanhantes, iluminação em LED, condicionador de ar e banheiro em todos os quartos. A área possui aproximadamente 670 metros quadrados, sendo voltada exclusivamente a internação de pacientes do Sistema Único de Saúde.

    Outro espaço visitado foi o Ambulatório do Centro de Oncologia Integrado (COI), que possui recepção, cinco consultórios médicos, sala cedida para a Liga Feminina de Combate ao Câncer e salas de procedimentos e exames, onde transitam por dia centenas de pacientes para consultas e acompanhamentos oncológicos com médicos de diversas especialidades. Conforme o Diretor Gilberto Gobbi, a intenção é de expandir essa área, já que o prédio possui estrutura para subir mais três andares. Já a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) possui atualmente sete leitos e a entidade busca captar recursos e parcerias para ampliar esse o número. “Temos recursos humanos disponível e capacidade para ampliar o espaço físico da UTI, mas a maior dificuldade é na busca de recursos para equipar os leitos, já que requerem equipamentos e mobiliários específicos são de alto valor”, explicou Gobbi.

    Atualmente, o Hospital Ana Nery atende pacientes provenientes de 33 municípios do estado, sendo aproximadamente 65% SUS e 35% convênios. A referência da casa de saúde é a oncologia, com 95% de atendimento SUS. Dados de 2016 apontam que, por mês, foram realizadas em média 1.000 seções de quimioterapia e 100 de radioterapia. Abaixo, desde 2005, os recursos em benefício ao Hospital Ana Nery via Consulta Popular. Deste montante, conforme explicou Eduardo Marques, encontram-se dois recursos no passivo: um de 2013, no valor de R$ 200.000,00 para a reforma do Centro Cirúrgico e outro de 2014, no valor de R$ 400.000,00 para ampliação da recepção do COI e instalação de painéis fotovoltaicos, projeto de grande relevância, já que valor mensal pago pela entidade em energia elétrica ultrapassa os 100 mil reais.