O pedido deve ser encaminhado junto à Secretaria Municipal de Transportes e Serviços Urbanos
A partir desta quarta-feira (12) pessoas com deficiência com renda mensal de até dois salários mínimos podem solicitar o Cartão Passe Livre Especial, conforme Lei 7.784, de 28 de junho de 2017. O pedido deve ser encaminhado junto à Secretaria Municipal de Transportes e Serviços Urbanos (Setsu), Rua Félix Hoppe,180.
Para requerer o benefício é necessário apresentar certidão de nascimento ou carteira de identidade, comprovantes de renda e residência, cartão SUS, foto 3 x 4 e atestado médico. Após a análise de documentos, será agendada uma avaliação médica, que ocorrerá sempre nas quartas-feiras, com um profissional da prefeitura, que analisará laudos e exames que comprovem a deficiência.
Outra novidade é no acesso ao transporte coletivo. Antes, a pessoa com deficiência apresentava o cartão e precisava aguardar para descer pela porta dianteira. Agora o cartão virá com um chip, que permite que o usuário passe pela roleta, o que proporciona mais conforto e contribui para o maior controle dos acessos com gratuidade.
De acordo com o secretário da pasta, Gerson Vargas, a medida visa menos burocracia e mais rigor e transparência. “Queremos dar o benefício a quem realmente precisa, conforme os critérios estabelecidos por lei”, resumiu.
Considera-se pessoa portadora de deficiência a que se enquadra nas categorias de deficiência física, auditiva, visual, mental e múltipla (associação de duas ou mais deficiências).
Quanto às pessoas idosas com idade igual ou superior a 65 anos e a crianças menores, com até cinco anos, a gratuidade se mantém, sem alterações.
Mais informações pelo telefone (51) 3715-3611.
Notícias relacionadas
ARAUTO REPÓRTER UNISC 10 de Janeiro de 2025
No Arauto Repórter de hoje, você confere: ➡️ Banco do Povo repassou quase 5 MILHÕES de reais para empreendedores de Santa Cruz em 2024. ➡️ Economista explica novas regras com relação ao PIX. ➡️ Santa-cruzenses podem bloquear ligações de telemarketing…
Quem é a puta aqui?
Mas Amsterdã me devolveu outra coisa: as putas daqui têm até o Museu do Sexo, e as do meu bairro só tinham a porta dos fundos.
Por Lucas Dalfrancis
As críticas
As pessoas sempre dirão algo para desmerecer quem você é, o que você faz. Dirão que tudo o que conseguiu teve facilitadores, ou que você teve sorte. Se for um funcionário reconhecido, dirão que é puxa saco. Se tirar 10…
Alô, alô gincaneiros: quem coleciona flâmulas?
Com carinho, guardamos as de entidades vera-cruzenses. Do Clube Vera Cruz, antes Teresa, temos diversas. Assim como da Acev e até do Boa Vontade