Geral

Limite de duas horas no rapidinho passa a valer em agosto

Publicado em: 13 de julho de 2017 às 11:31 Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 às 14:57
  • Por
    Guilherme da Silveira Bica
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Guilherme Bica / Portal Arauto
    compartilhe essa matéria

    Objetivo é dar mais rotatividade ao sistema de estacionamento

    Os santa-cruzenses tem até o final deste mês para se adaptarem as mudanças do sistema de estacionamento rotativo em Santa Cruz. A partir da primeira semana de agosto cada vaga terá o limite máximo de duas horas para ser usada.

    A mudança só não foi efetivada ainda, porque a Secretaria de de Transportes e Serviços Urbanos está em fase final do processo de substituição das 180 placas de sinalização. Segundo o titular da pasta, Gerson Vargas, o grande objetivo com a alteração na área azul é dar mais rotatividade. "É uma mudança que vinha sendo pensada ha muito tempo. O sistema agora vai ser mais rotativo e acreditamos em uma série de benefícios, como para o comércio, por exemplo", argumentou.

    Como vai funcionar

    O controle de possíveis irregularidades será feito pelo Departamento de Trânsito da Prefeitura de Santa Cruz. O cartão ou ticket adquirido pelo usuário dará direito a meia hora, uma hora ou duas horas de estacionamento. Expirado o prazo de validade, eles deverão ser substituídos, sempre respeitado o limite máximo de duas horas.

    Pode pesar no bolso

    O condutor que for flagrado excedendo o limite máximo de tempo em uma vaga será autuado com infração grave. Neste caso, a multa é de R$ 195,00  e cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação. Ele ainda terá de retirar o veículo do local imediatamente.

    Idosos 

    Junto com a mudança também entra em vigor a lei de autoria do vereador Gérson Trevisan (PSDB), aprovada pela Câmara de Vereadores no último dia 19, que estabelece a destinação de 5% das vagas (cerca de 70 do total de vagas) do rotativo para idosos. Nesses casos, o veículo de idoso também só pode ficar estacionado, na mesma vaga, por até duas horas. ininterrupta.