Geral

Capacitação de merendeiras elege prato para lanche escolar

Publicado em: 14 de julho de 2017 às 15:02 Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 às 14:57
  • Por
    Luiza Adorna
  • Fonte
    Assessoria de Imprensa
  • Foto: Assessoria da Prefeitura/Josiléri Cidade
    compartilhe essa matéria

    O primeiro município a efetivar o concurso é Vera Cruz. A disputa ocorre no dia 21 de julho

    A edição 2017 da capacitação do Programa Nacional de Alimentação Escolar vem com uma proposta diferente. Na onda dos reality shows de culinária, foi instituído o PNAE Chef 2017. O concurso culinário em nível municipal consiste em uma disputa entre manipuladores de alimentos de escolas municipais de educação infantil – EMEIs e de ensino fundamental – EMEFs. Vera Cruz, Rio Pardo, Gramado Xavier, Encruzilhada do Sul, Pantano Grande, Sinimbu, Mato Leitão e Herveiras organizam disputas internas e já pensam em um evento regional.

    Conforme a nutricionista da Secretaria Municipal de Educação – SMED, de Vera Cruz, Caroline Ortolan, o setor de alimentação escolar da Prefeitura de Vera Cruz foi o grande incentivador da ideia “A proposta surgiu em uma conversa informal dentro do setor. A partir disso, foram realizados contatos com outras nutricionistas da região, marcando encontros mensais, desde março deste ano”, relembra.

    O primeiro município a efetivar o concurso é Vera Cruz. A disputa ocorre no dia 21 de julho, com abertura às 9h, na Câmara de Vereadores. Autoridades dos municípios participantes foram convidadas a prestigiar o evento. Três nutricionistas, de Gramado Xavier, Sinimbu e Pantano Grande, compõem a banca examinadora de Vera Cruz. Elas vão eleger o melhor prato entre as EMEIs e outra iguaria entre as EMEFs. Os pratos escolhidos, vão compor um lanche da tarde do cardápio de 2018. Serão avaliados cinco critérios: valor nutricional, frequência de alimentos in natura, aparência da preparação, sabor da preparação e boas práticas do manipulador. O resultado do concurso sai no mesmo dia.

    A intenção dos municípios envolvidos é valorizar os profissionais responsáveis pela manipulação da alimentação escolar, despertar a autonomia do manipulador de alimentos, fomentar a agricultura familiar, realizar a troca de experiências entre nutricionistas, além de organizar evento regional que sirva de referência para outros municípios.