Empresários receberam orientações e informações do Setor de Licitações da Prefeitura de Vera Cruz
Você sabia que no ano passado, a Prefeitura de Vera Cruz gastou quase R$ 2.700.000,00 com empresas fornecedoras de fora do município de Vera Cruz em produtos que são encontrados na cidade? São itens como produtos de alimentação, higiene, limpeza, entre outros, porém, em muitos processos de compras do município nenhum empreendedor local participa. No ano passado, por exemplo, foram gastos R$ 437 mil em produtos de limpeza. Nada deste recurso ficou no município. Pensando nisso, a Associação de Jovens Empreendedores de Vera Cruz – Ajevec e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico organizaram a palestra sobre compras públicas, para esclarecer e orientar os empreendedores a buscarem esta oportunidade de negócio que está à disposição de todos.
O evento foi realizado na última terça-feira (11), durante almoço no Clube Vera Cruz. A intenção, conforme o secretário Leandro Wagner, foi mobilizar os empresários a participarem de concorrências públicas, já que atualmente diversos setores comerciais de Vera Cruz, especialmente os de alimentação, produtos de limpeza, materiais de construção e material de expediente, não vendem para a prefeitura. A responsável pelo do setor de licitações da Prefeitura de Vera Cruz, Eunice Konzen Rodrigues, apresentou um passo a passo para participar de compras públicas, além do enquadramento nas Leis 123/2006 e 147/2014 que dispõem sobre o tratamento dado a microempresas, empresas de pequeno porte e cooperativas.
Saiba mais?
A licitação é o processo utilizado pelo Município para contratar produtos e serviços. É um procedimento administrativo que visa selecionar a proposta mais vantajosa para um objeto a ser adquirido. Visa propiciar igual oportunidade a todos os participantes, conferir eficiência e garantia de imparcialidade nos processos de compra, dentro dos princípios da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da competitividade, da probidade administrativa, da vinculação ao instrumento convocatório, do julgamento objetivo e da eficiência. Todo este processo é amparado por leis, cabendo destacar a Lei 8.666/1993 que trata de licitação em geral e a Lei 10.520/2002, que trata do pregão.
O primeiro passo importante para sua empresa é conhecer as regras do jogo para conseguir espaço neste mercado promissor. Vale destacar que os pequenos negócios têm tratamento diferenciado, especialmente aqueles estabelecidos pela Lei Complementar 123/2006 e 147/2014 (ME, EPP ou Cooperativas). Quer saber mais? Acesse a página da Ajevec no Facebook e confira o material feito pelo Setor de Licitações da Prefeitura.
Notícias relacionadas
Família e Os Atuais realizam pix solidário para custear tratamento de Paulinho Dill
Músico sofreu um grave acidente de trânsito em 11 de novembro e desde então está internado
O Menino e o Velho
O consumismo moderno muitas vezes esquece do aniversariante. Mas na celebração natalina a família se reencontra.
Por Moacir Leopoldo Haeser
ARAUTO REPÓRTER UNISC 26 de Dezembro de 2024
No Arauto Repórter de hoje, você confere: ➡️ Santa Cruz projeta superávit de 10 MILHÕES de reais em 2024. ➡️ TERCEIRA EMEI Rural deve ser inaugurada em Vera Cruz no próximo ano. ➡️ Levantamento mostra que projeto de lei na…
Rompimento de rede deixa dois bairros de Santa Cruz sem água
Segundo a Corsan, abastecimento nos bairros Santo Inácio e Verena deve ser normalizado na tarde desta quinta-feira