Caso ocorreu por volta das 3h da madrugada desta terça-feira
Uma fuga em massa aconteceu na madrugada desta terça-feira (19) na Penitenciária Estadual de Venâncio Aires (PEVA). Oito detentos serraram as grades de uma das celas e após fugiram pulando por uma cerca de aproximadamente cinco metros de altura. O caso ocorreu por volta das 3h.
Segundo informações da Brigada Militar de Venâncio Aires, a fuga ocorreu em um ponto cego, o que facilitou a ação dos detentos que conseguiram serrrar as grades sem serem notados. A baixa iluminação no ponto onde ocorreu a fuga também teria facilitado a ação. Ainda conforme a BM, o bando seguiu a pé em direção a matagais. Cinco dos presos são naturais de Venâncio Aires e três de Cachoeira do Sul.
Guarnições da Brigada Militar de Santa Cruz do Sul e Taquari auxiliam nas buscas. Até o momento, nenhum preso foi recapturado. O titular da 8ª Delegacia Penitenciária Regional, Bruno Carlos Pereira, acredita que não houve ajuda externa. Ele afirma que as revistas foram feitas normalmente durante a tarde dessa segunda e que nada de estranho foi notado. "Acreditamos que todo o trabalho de serrar as grades da janela tenha sido feito a noite, pois durante o dia não havia dano em nenhuma das celas", diz. Ainda conforme o delegado, a iluminação da área externa não possui nenhum tipo de problema, o que contradiz a versão da Brigada Militar. "Agora não é hora de apontar culpados, mas aconteceram erros. A partir de agora vamos retomar ações, fazer uma revisão estrutural e iniciar tratativas com a BM para reforçarmos o efetivo nas guaritas, já que das quatro existentes apenas duas estavam com policiais atuando", disse Bruno Pereira.
A identidade dos faragidos ainda não foi divulgada. A penitenciária fica localizada em Vila Estância Nova, nas proximidades da RSC-287.
Notícias relacionadas

Homem suspeito de cometer furtos em série em Venâncio Aires é preso pela Polícia Civil
Indivíduo já conta com oito indiciamentos por furto qualificado, conforme investigação policial

Homem é condenado por assassinato em frente a festa em Santa Cruz
Homicídio no Bairro Santa Vitória em 2021 teria sido vingança por caso anterior em que vítima foi investigada e terminou absolvida

Suspeito de atentado contra brigadiano em Arroio do Tigre é preso
Além da prisão, foram cumpridos mandados de busca em diversas propriedades ligadas ao homem

Fórum de Santa Cruz adere campanha global de combate ao feminicídio
Banco vermelho foi instalado na entrada do prédio, com mensagens de reflexão e informações sobre canais de denúncia; juízes visitaram ponto