Geral

Conferência Mundial sobre cooperativismo tem participação da região

Publicado em: 24 de julho de 2017 às 16:35 Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 às 15:03
  • Por
    Jaqueline Gomes
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto Divulgação
    compartilhe essa matéria

    Presidente da Sicredi VRP, Heitor Álvaro Petry, está na Áustria

    A Conferência Mundial do Woccu 2017, evento internacional que reúne cooperativas de crédito, realizado de 23 a 26 de julho, tem a participação de representantes da região, entre os quais o presidente da Sicredi Vale do Rio Pardo, Heitor Álvaro Petry. A Conferência Mundial do Woccu (World Council of Credit Unions, em português Conselho Mundial de Cooperativas de Crédito), ocorre em Viena, na Áustria. A delegação do Sicredi está formada por 90 pessoas, entre dirigentes, executivos e colaboradores. Ao todo, são 1,6 mil inscritos.

    Petry já participou de outras edições do Woccu, que ocorre anualmente. "A programação propõe integração entre as diversas organizações do cooperativismo, procurando debater, estabelecer rumos, diretrizes e direcionar soluções para o setor", pontua. Ele explica que a troca de informações é importante. "Agrega bastante porque a gente acaba tendo noção de por onde anda o cooperativismo nesta área de crédito em especial. E e eu diria que forma também essa rede de integração. Vivemos em um mundo globalizado e por vezes nós transcendemos nossas fronteiras na busca de entender e conhecer outros sistemas e outras formas de operar. É extremamente importante, hoje, por exemplo, nós tivemos palestras que trataram sobre tecnologia da informalçãio, banco de dados e sua importancia na gestão da cooperativa, debate na linha de sucessão dentro dentro das cooperativas, tanto a nivel de dirigentes do conselho, como das equipes executivas. São apresentações, palestras, que abrem espaço para perguntas. Temos oportunidade também de interagir com outros países, com outras organizações", reflete.

    O presidente da Sicredi VRP observa que há discrepâncias entre os participantes. "Percebemos que existe muita distância entre os mais variados sistemas. Os europeus estão muito avançados e há alguns muito insipientes, como no continente africano e a gente começando", relata. Cerca de 42 países estão representados. Do Brasil participam o sistema Sicredi, mas também outras organizações. 

    A abertura ocorreu no domingo (23) à noite – em Viena, na Áustria, o fuso-horário é de cinco horas adiantado em relação ao Brasil. O retorno de Petry e da comitiva brasileira – que inclui também o presidente da Sicredi Centro Serra, Egídio Morsch, e o presidente da Cooperativa de Crédito de Lajeado – Sicredi Vale do Taquari, Adilson Carlos Metz – será na sexta-feira (28). "As palestras são bem variadas. Tivemos uma abertura muito bonita e nós vamos ter momento de premiação de programas de atividades. Nossa cooperativa não tem inscritos, mas temos projetos do Brasil concorrendo. O anúncio dos vencedores do prêmio será na quarta-feira", conta.

    SAIBA MAIS 
    “A Conferência Mundial do Woccu é o principal evento para as cooperativas de crédito, em âmbito internacional. Tem como foco a abordagem global sobre como melhorar a vida das comunidades por meio do cooperativismo de crédito, algo que o Sicredi faz há mais de um século em nosso País, fomentando o desenvolvimento regional e local. É uma oportunidade de compartilhar nossas experiências e também aprender com as cooperativas de crédito de todos os continentes”, afirma Manfred Alfonso Dasenbrock, presidente da SicrediPar, da Central Sicredi PR/SP/RJ e secretário-geral do Conselho, da Fundação e do Grupo de Serviços do Woccu.

    O presidente-executivo do Banco Cooperativo Sicredi, João Tavares, fez uma apresentação no evento, com o tema “Estratégias de crescimento em um ambiente em constante evolução: uma perspectiva internacional”, nesta segunda-feira (24). 

    WOCCU – O Woccu atua para promover o desenvolvimento sustentável das cooperativas de crédito por meio de programas de assistência técnica a fim de fortalecer o seu desempenho financeiro e alcance em âmbito mundial. A entidade registrou, em 2015 (últimos dados consolidados), 60,5 mil cooperativas de crédito em 109 países, totalizando 223 milhões de associados.