Através das doações, a entidade pôde firmar uma parceria com a Secretaria de Saúde de Vera Cruz
A Prefeitura de Vera Cruz, através da Secretaria Municipal de Saúde, firmou importante parceria com a Liga Feminina de Combate ao Câncer de Vera Cruz para a realização de ecografias. Os primeiros exames foram realizados na manhã da última sexta-feira (21), junto ao Hospital Vera Cruz (HVC).
Atualmente, através do Sistema Único de Saúde (SUS), o município conta com cerca de 400 pessoas desde 2014 à espera da realização de algum tipo de ecografia. Número esse contabilizado através dos encaminhamentos feitos pelos médicos com base em uma constatação, conforme explica a secretária Municipal de Saúde, Eliana Giehl. Apesar de todos os meses encaminhar uma quota, devido à grande demanda a Secretaria de Saúde até então não conseguiu diminuir o número de pacientes na lista de espera.
No entanto, com a parceria junto à Liga, será possível reduzir este número. Através da entidade, foram encaminhados 74 pacientes do SUS para a realização das ecografias. Segundo a presidente da Liga, Marilise Iser, a entidade também busca trabalhar na prevenção. O Município também fará um mutirão para colocar todas as demandas em dia a partir do mês de agosto, adianta Eliana.
O CUSTO
A Liga Feminina de Combate ao Câncer, através das constantes doações, está podendo ajudar o Município, proporcionando a realização das ecografias sem custo aos cofres públicos. A entidade é quem vai arcar com a despesa. Segundo a presidente da Liga, Marilise Iser, cada ecografia custa, em média, R$ 75. Este valor foi acordado com o laboratório que executa o exame junto ao Hospital Vera Cruz.
COMUNIDADE AGRADECE
Aos 69 anos, Milton Ohlveiler estava feliz e se sentindo privilegiado por estar entre os pacientes que foram chamados para fazer ecografia. Em agosto do ano passado ele procurou o Posto de Saúde Central para atendimento de rotina e fez a ecografia da próstata. Neste ano voltou para refazer o exame e garantir que sua saúde esteja em dia. “Vejo um tremendo avanço na saúde. Anos atrás não tinha privilégio para marcar consultas de rotina. E o homem por natureza vai pouco ao médico. Mas é importante procurar estar com a saúde em dia”, avalia. Há cerca de seis anos o aposentado, morador do bairro Bom Jesus, consulta e também realiza exames para prevenir doenças.
Confira a matéria completa na edição desta terça-feira do Jornal Arauto.
Notícias relacionadas
Academias de Saúde do SUS reiniciam atividades físicas em Venâncio Aires
Cerca de mil pessoas participam do projeto que visa ofertar mais qualidade de vida
Obras emergenciais no bairro Belvedere iniciam segunda
Intervenções iniciam na rua João Werlang, via de acesso ao bairro, principalmente no trecho mais afetado pelas chuvas do ano passado
Homem é socorrido após queda em Venâncio Aires
Ele foi retirado pela equipe dos bombeiros, após atendido e removido pelo SAMU para hospital, com lesão no joelho
Jovens e adultos que queiram concluir o Ensino Médio na EAD EJA do Sesc/RS podem se inscrever até segunda
Na região, ainda há vagas em Santa Cruz e Venâncio Aires. É preciso ter mais de 18 anos, Ensino Fundamental e renda familiar de até dois salários