Esportes

Para uma velhice saudável, grupo investe na corrida

Publicado em: 26 de julho de 2017 às 08:48 Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 às 15:04
  • Por
    Bruna Lovato
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Portal Arauto/Bruna Lovato
    compartilhe essa matéria

    Iniciativa criada há três anos reúne mulheres com mais de 50. No entanto, jovens também estão aderindo

    Percorrer cerca de 15 quilômetros em apenas um dia é 'fichinha' para um grupo de mulheres de Santa Cruz do Sul. O trajeto que parte da terra da Festa da Alegria passa por cidades da região. Nesta terça-feira (25), seis delas aproveitaram o feriado do Dia do Colono e Motorista para dar um pulo em Vera Cruz, conhecer o estúdio da Arauto FM, com retorno prevendo uma passadinha no Lago Dourado e seus seis quilômetros de percurso. Somente no feriado foram em torno de 18 quilômetros, o que deixa muita gente sem fôlego só de ler esta matéria. 

    Uma das entusiasta, Maisa Kersting, de 59 anos, conta que o grupo intitulado GuiFitness surgiu há três anos, uma ideia que partiu dela e da amiga, Guiomar Ferreira. "Eu fui professora de Educação Física e estou aposentada, já a Guiomar ainda atua como professora. Pensamos em criar um grupo para incentivar mulheres com mais de 50 anos a fazerem uma atividade física", ressalta. A ideia é ajudar a combater a depressão, amenizar os sintomas da menopausa, enfim, fazer com cheguem ou tenham a uma velhice saúdavel.

    De lá pra cá algumas das esportistas participaram, por exemplo, da Maratona Internacional de Porto Alegre e até da São Silvestre, que ocorre sempre no último dia do ano, em São Paulo. "Corremos duas vezes por semana, nas terças e quintas, pela região", fala. O GuiFitness tem dez mulheres atuantes e mais àquelas que participam, mas não com frequência. "Nem sempre corremos todas juntas e também convidamos nossos amigos que não têm o hábito de correr toda a semana", diz. O próximo evento marcado com presença registrada das meninas é a Corrida Solidária da Associação dos Amigos Especiais (Adae) Mãos Dadas, em Vera Cruz, no dia 5, a partir das 16h, na Praça José Bonifácio.  

    Para todas as idades

    Mesmo com a ideia de que o grupo surgiu para mulheres com mais de 50 anos, Maisa diz que a iniciativa é aberta para todas as idades. O único requisito básico é querer sair do sedentarismo. Para participar é preciso entrar em contato pelo celular (51) 9 9652-8717 ou na página do Facebook. Depois e só colocar o tênis e partir para as ruas.