Geral

Arborização da Praça José Bonifácio ganha nova espécie

Publicado em: 26 de julho de 2017 às 10:17 Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 às 15:04
  • Por
    Guilherme da Silveira Bica
  • Fonte
    Assessoria de Imprensa
  • Foto: Divulgação
    compartilhe essa matéria

    Com porte de pequeno a médio, a Quaresmeira pode atingir cinco metros de altura

    A reconstrução do passeio público no entorno da Praça José Bonifácio exigiu o plantio de novas árvores. O trabalho foi finalizado na segunda-feira (24) pela Secretaria de Desenvolvimento Rural de Vera Cruz, por meio do Departamento de Meio Ambiente – Dema. A espécie selecionada é a Quaresmeira, cientificamente conhecida como Tibouchina sellowiana, que não apresenta raízes agressivas e é de fácil manutenção.

    De acordo a bióloga do Dema, Andressa Maieski, a escolha segue as recomendações da Associação Brasileira de Arborização Urbana. Com porte de pequeno a médio, a Quaresmeira pode atingir cinco metros de altura. Apresenta floração duas vezes ao ano, mais intensa nos primeiros meses, período que coincide com a Quaresma Cristã – daí o nome da planta –, e quando bem cultivada, também floresce, no outono. Foram plantadas 46 mudas em locais previamente definidos na reconstrução da calçada da praça, respeitando a visibilidade nas esquinas e faixas de segurança.

    “A arborização urbana funciona como um filtro ambiental, reduzindo a poluição atmosférica, amenizando o calor, diminuindo a insolação e a velocidade dos ventos, e abafando ruídos. As árvores também contribuem no combate à erosão, servem de abrigo e alimento para as aves e para o embelezamento das praças e passeio público”, ressalta Andressa. Ela ainda diz que a escolha correta das árvores é importante, para evitar problemas para a infraestrutura do meio urbano, como redes de água e esgoto, rede elétrica, calçamento das ruas e a circulação de pedestres e carros.

    O prefeito Guido Hoff acompanhou o plantio de algumas mudas e salientou a necessidade de conscientização da comunidade para o cuidado com as plantas. “Contamos com a colaboração de todos para a conservação das árvores e mudas existentes nas ruas da cidade. Atos de vandalismo só geram mais despesa aos cofres públicos. Precisamos preservar o trabalho realizado e denunciar ação de vândalos”, conclamou o chefe do Executivo.