Veado-da-mão-curta estava em uma pequena propriedade rural
A equipe de resgate do Setor de Fauna Silvestre da Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) encaminhou um veado-da-mão-curta ao GramadoZoo na última semana. A espécie, com ocorrência confirmada na Floresta Nacional de São Francisco de Paula, consta como vulnerável na Lista Nacional das Espécies da Fauna Brasileira Ameaçadas de Extinção e em perigo na lista do Rio Grande do Sul.
A chefe do Setor de Fauna, Thais Michel, explica que o cervídeo foi encontrado, há cerca de dez dias, em uma pequena propriedade rural no município de Progresso, no Vale do Taquari. O animal foi perseguido por cães e recolhido e mantido por uma família de agricultores, até o resgate pelo Comando Ambiental da Brigada Militar.
O Mazama nana, popularmente conhecido como veado-da-mão-curta, veado-bororó-do-sul ou veado-poca, é um pequeno cervídeo encontrado desde o norte do Paraná até o centro do Rio Grande do Sul, adentrando Paraguai e Argentina. Caracteriza-se por coloração homogênea avermelhada e dificilmente excede os 15 quilos e 45 centímetros de altura. É uma espécie característica das matas de Araucária, a Floresta Ombrófila Mista, um dos sistemas florestais mais ameaçados do Brasil.
Notícias relacionadas
Guilherme Teichmann: das categorias de base do União Corinthians à seleção brasileira
Após 20 anos no basquete, o atleta encerrou sua carreira onde tudo começou
Pesquisa aponta falta de vacinas de catapora e covid; governo nega carência
Ministério da Saúde afirma ter atendido todo calendário básico
Fundo de R$ 6,5 bi para recuperar infraestrutura do RS é oficializado
Recursos estão garantidos por MP editada no início da semana
Secretaria do Meio Ambiente recolheu 19 toneladas de lixo eletrônico e vidros em 2024
O calendário para as ações em 2025 também já está estruturado; confira