Geral

De forma lúdica, alunos aprendem a poupar luz

Publicado em: 02 de agosto de 2017 às 17:14 Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 às 15:16
  • Por
    Lucas Miguel Batista
  • Fonte
    Jornal Arauto
  • Foto Lucas Batista/Jornal Arauto
    compartilhe essa matéria

    Companhia de teatro abordou temática em Vera Cruz nesta semana

    A consciência ecológica nasce ainda na infância. E é nas escolas que o assunto precisa ser trabalhado. Nesta semana, mais de mil alunos de educandários da rede municipal e estadual, de 1º ao 5º ano, assistiram duas apresentações do projeto Educar para Transformar, da RGE Sul. O evento foi no ginásio do Parque de Eventos, em Vera Cruz, em quatro momentos. As crianças se divertiram ao máximo. Risadas não faltaram, tanto dos personagens como das crianças e de professores. Sentados, muitos na quadra do Ginásio, os olhares estavam fixos em todos os movimentos dos atores, que ousaram na caracterização e no cenário, com muito bambu.

    Um dos atores era Vinícius Petry, de 46 anos. Enquanto uma apresentação rolava, ele se preparava para o segundo momento, um teatro. Trajado a rigor e com nariz pintando, o palhaço logo mais entraria em cena para a euforia dos pequenos. Para ele, trabalhar com crianças é gratificante. “Ela tem pureza na forma de encarar as coisas. É sincera. O adulto até aplaude o espetáculo, só para agradar. A criança não. Ela precisa ter realmente gostado”, comenta. E o final das apresentações foi de muitas mãos batendo umas nas outras.

    A companhia que apresentou a contação de histórias e o teatro às crianças vera-cruzenses veio de Porto Alegre. Desde setembro do ano passado, já foram mais de 200 apresentações em inúmeras cidades que são abastecidas com energia da RGE Sul. Depois de Vera Cruz, com espetáculo na terça e na quarta, hoje e amanhã eles estarão em Rio Pardo. No teatro são evidenciadas a mobilidade urbana, a preservação da água, a separação do lixo, as formas de economia de energia e as formas de produção de energia. “A energia é gerada pela natureza. Então, se pouparmos luz, vamos estar contribuindo com o meio ambiente”, observa Petry.

    A matéria na íntegra você lê na edição do Jornal Arauto desta quinta-feira.