Secretaria da Saúde de Vera Cruz realizou encontro para gestantes e mamães
A amamentação é tão importante desde os primeiros dias de vida do bebê, que não é à toa que influencia na vida adulta. Alimentar exclusivamente com leito materno uma criança por pelo menos dois meses reduz em seis vezes o risco da ocorrência de uma alergia na vida adulta, explica o pesquisador João Aprígio, do Instituto Fernandes Figueira/Fiocruz. Já as mães que amamentam exclusivamente durante seis meses, e após, seguem a amamentação de forma complementar, contribuem para reduzir em 33% o risco da ocorrência de um linfoma na vida adulta.
Esse foi um dos conhecimentos que as futuras mamães e mamães aprenderam sobre os benefícios do aleitamento materno na tarde desta quarta-feira, dia 2, na primeira edição do Encontro de Amamentação, realizado pela Secretaria de Saúde de Vera Cruz, alusivo à Semana Mundial do Aleitamento Materno, que acontece de 1º a 7 de agosto, mês também conhecido como Agosto Dourado.
A ação aconteceu no auditório da Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte, e contou com a participação de cerca de 25 pessoas, entre gestantes, mamães e visitadoras do programa Primeira Infância Melhor (PIM), além da presença da secretária de Saúde, Eliana Giehl e do prefeito Guido Hoff, que enalteceu a importância do evento. “Mostro aqui o apoio da Administração sobre este assunto e os benefícios da amamentação. Deus dá o dom só para uma pessoa e este foi concedido para as mamães, de dar a vida e cuidá-la”, reflete o líder Municipal.
O momento foi para que as futuras mamães e mamães de primeira viagem pudessem aprender e também tirar dúvidas, além de afirmar sobre os benefícios do leite do peito. A enfermeira Bianca Ghignatti e a nutricionista Samia Nassere explanaram sobre o assunto, de forma interativa, com slides, vídeos e demonstrações – como a posição correta para que mamãe e bebê fiquem confortáveis. Todas as participantes receberam brindes pela participação e, ao final, as mamães realizaram um mamaço e foram agraciadas com uma lembrança: uma fotografia impressa com seus bebês.
MAIS CONHECIMENTO
Sônia Andreia de Almeida, de 39 anos, diz que o encontro foi muito bom e serviu para relembrar muitas das informações que já sabia e vinha praticando, mas também para aprender. “Sempre acabamos aprendendo algo a mais, principalmente com as dicas que foram dadas”, diz. A moradora de Coxilha Mandelli estava acompanhada do filho Arthur Miguel, de dois meses, que desde os primeiros dias de vida aprendeu a sugar e aceitou o leite do peito.
Confira a matéria completa na edição desta quinta-feira do Jornal Arauto.
Notícias relacionadas
Ser feliz dá trabalho
Chegamos ao ponto que a depressão já não é a doença número um da humanidade, uma vez que a ansiedade assumiu o posto de primeiro lugar
Por Daniel Cruz
Governo divulga cronograma atualizado do processo seletivo para contratação de servidores temporários
Datas foram ajustadas após a autorização para retomada da seleção. A previsão de publicação do resultado final é no dia 13 de março
Cresol projeta um 2025 de crescimento na região
Espalhar o cooperativismo e os valores deste modelo que agrega valor para as comunidades onde se insere é meta para este ano
Estudantes beneficiados pelo Todo Jovem na Escola podem solicitar Poupança Aprovação
Auxílio incentiva conclusão dos estudos, com bolsas extras de R$ 300 para aprovados em cada série do Ensino Médio