Geral

520 exames serão marcados em Vera Cruz

Publicado em: 04 de agosto de 2017 às 17:19 Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 às 15:17
  • Por
    Luciana Mandler
  • Fonte
    Jornal Arauto
  • Foto: Luciana Mandler/ Jornal Arauto
    compartilhe essa matéria

    Saúde inicia Mutirão de Especialidades, com agendamentos de ressonâncias magnéticas e ecografias

    Quem estava perdendo as esperanças em conseguir agendamento para a realização de alguns exames através do Sistema Único de Saúde (SUS), em Vera Cruz, pode ficar mais tranquilo. Nesta sexta-feira, dia 4, a Secretaria Municipal de Saúde deu início ao “Mutirão de Especialidades”, que inicialmente vai atender usuários que desde 2014 aguardam a marcação de exames como ressonâncias magnéticas e ecografias. 
    Na primeira etapa serão 520 exames, sendo 100 ressonâncias e 420 ecografias, conforme aponta a secretária de Saúde, Eliana Giehl. A ação é possível graças a um contrato feito por meio do Cisvale, que vai atender toda a demanda. “A saúde é o nosso maior bem e precisa ser resolutiva”, afirma  Eliana. Nesta sexta-feira, cerca de 30 usuários tiveram seus exames (ressonâncias) agendados e os  demais devem ser marcados na próxima segunda e terça-feira, dias 7 e 8. Com o chamamento público, para as ecografias três prestadores se inscreveram: a Radson e a Clínica Bild, de Santa Cruz, bem como a De Roma Clínica Médica Cardio Clin, de Rio Pardo. Para as ressonâncias, somente a Radson.

    ANOS DE ESPERA
    Para Marguit Mueller, de 50 anos, a sexta-feira foi de alegria. Ela aguardava o atendimento no lugar do marido Dário José Mueller, de 49 anos, para agendamento de ressonância de coluna, em virtude de uma hernia de disco. O vidraceiro Dário é o paciente que estava há mais tempo esperando para a realização do exame – desde 19 de fevereiro de 2014. Como estava trabalhando, o vera-cruzense não pôde comparecer à unidade de saúde. Sendo assim, Marguit foi em seu lugar.

    “É uma alegria muito grande”, comemora. “Até que este dia chegasse foram mais de três anos fazendo alongamentos, exercícios físicos e fisioterapia para amenizar a dor”, comenta. Agora, com o exame agendado para o dia 8 de agosto, às 11h40min, junto ao Hospital Ana Nery, a industriária se acalma. “Não imaginávamos que iria demorar tanto. Foi decepcionante esperar todo este tempo, embora hoje o dia seja de alegria”, revela.

    Quem também esperou por mais de três anos até conseguir agendar uma ressonância para o ombro foi o pedreiro Paulo Silva, morador de Rincão da Serra. “Foi horrível esperar. Três anos com dores, fazendo fisioterapia, sofrendo no trabalho”, conta. Após conseguir o agendamento, também para o dia 8 de agosto, diz ser uma realização. “Este mutirão está sendo ótimo, um avanço”, avalia.

    Confira a matéria completa na edição deste sábado do Jornal Arauto.