Geral

Saúde vai ao interior fazer testes de hepatite

Publicado em: 04 de agosto de 2017 às 17:27 Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 às 15:17
  • Por
    Lucas Miguel Batista
  • Fonte
    Jornal Arauto
  • Foto Lucas Batista/Jornal Arauto
    compartilhe essa matéria

    Ferraz foi a contemplada nesta semana. No dia 10, Secretaria estará na UBS de Linha Henrique D’Ávila

    A luta contra as hepatites virais ganhou força em Vera Cruz. As Estratégias de Saúde da Família (ESFs) dispõem do exame durante todo o ano, mediante agendamento, mas para intensificar as coletas e saber se mais algum vera-cruzense contraiu a doença, a Secretaria de Saúde separou datas para a realização do teste, que é rápido, nas unidades básicas do interior. Em Linha Andréas e Ferraz eles já foram feitos. Resta Linha Henrique D’Ávila, que será no dia 10 deste mês. Os exames foram agendados pelas agentes comunitárias de saúde.

    Atualmente, Vera Cruz conta com 22 pessoas com hepatite, sendo duas do tipo B e 20 do C. Dessa última, nem todas têm necessidade de tratamento, devido ao estágio da doença. “Se não há lesão hepática, não é preciso tratar, apenas realizar acompanhamento com coleta de exames”, observa a responsável pelo setor de imunizações, enfermeira Jaqueline Thier Mueller. Mas o município pode ter mais casos de hepatite. Isso porque os dados da Secretaria Municipal de Saúde apontam apenas os testes e acompanhamentos feitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Tem quem possui convênio ou realiza o acompanhamento de forma particular, embora detectada a doença, o tratamento é custeado pelo SUS.

    O EXAME
    Uma picadinha no dedo. Assim se resume o teste rápido para as hepatites B e C. Eles ficam prontos em cerca de meia hora e caso acusem positivamente, o paciente é encaminhado para o teste confirmatório. Somente no primeiro semestre deste ano, 350 exames de hepatite foram feitos em Vera Cruz. Desses, 177 são do tipo B e 173 do tipo C e todos foram feitos nas ESFs de Vila Progresso, Arco-Íris e Central. Durante o intensivo de exames pelas UBSs do interior, nove foram feitos em Linha Andréas, no dia 27 de julho, e 22 em Ferraz, na quarta-feira. Para a semana que vem, são 24 pacientes agendados para Linha Henrique D’Ávila.