Foi comprovado que o vírus consegue se replicar dentro do mosquito e chegar até a glândula salivar
O genoma do vírus Zika, coletado no organismo de mosquitos do gênero Culex, foi sequenciado por cientistas da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em Pernambuco. Com o sequenciamento, foi descoberto que o vírus consegue alcançar a glândula salivar do animal, o que indicaria, segundo a instituição, que o pernilongo pode ser um dos transmissores do vírus Zika.
Os resultados foram publicados hoje (9) na revista Emerging microbes & infections, do grupo Nature. O artigo é intitulado “Zika virus replication in the mosquito Culex quinquefasciatus in Brazil” e pode ser encontrado na íntegra na internet.
Os mosquitos do gênero Culex foram colhidos na Região Metropolitana do Recife, já infectados. A equipe do Departamento de Entomologia da instituição conseguiu, então, comprovar em laboratório que o vírus consegue se replicar dentro do mosquito e chegar até a glândula salivar. Foi fotografado por microscopia eletrônica, também pela primeira vez, a formação de partículas virais do Zika na glândula do inseto.
Também foi comprovada a presença de partículas do vírus na saliva expelida do Culex, coletadas pelos cientistas. De acordo com a Fiocruz, o artigo “demonstra” a possibilidade de transmissão do vírus Zika por meio do pernilongo na cidade. Será analisado agora “o conjunto de suas características fisiológicas e comportamentais, no ambiente natural, para entender o papel e a importância dessa espécie na transmissão do vírus Zika”, como informou a instituição em seu comunicado.
O genoma do zika já havia sido sequenciado em 2016 pelo Departamento de Virologia e Terapia Experimental da Fiocruz Pernambuco, em parceria com pesquisadores da Universidade de Glasgow, mas na ocasião foi usada uma amostra humana. Esse sequenciamento é uma espécie de mapa de cada gene que forma o DNA do vírus. Agora, pela primeira vez no mundo, o mapeamento é feito a partir do mosquito.
Mais detalhes serão concedidos à imprensa nesta tarde, na sede da Fiocruz Pernambuco, no Recife.
Notícias relacionadas
Secretaria do Interior de Rio Pardo foca na manutenção dos balneários e reconstrução de pontes
Com extensa área de chão batido, município tem atuado para deixar estradas transitáveis e passagens para população
Torcida Organizada – Arauto News – 13/01/2025
Movimentos da dupla Grenal no mercado de transferências, preparação do Avenida e União Corinthians no NBB / Nícolas da Silva, Sandro Viana, Kássia Machado, Bianca Mallmann e Luciano Almeida
Evandoir Heinen recebe moto zero quilômetro da campanha de Mato Leitão
Mais de 103 mil cautelas participaram do sorteio que ocorreu durante programação do Natal das Orquídeas, na Rua Coberta
Fogo consome casa no interior de Rio Pardo
Não houve vítimas, moradores não estavam na casa no momento do sinistro, na localidade de Cruz Alta, distante 27 quilômetros do centro