Geral

Estado deve registrar temporais no final de semana

Publicado em: 19 de agosto de 2017 às 09:02 Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 às 15:29
  • Por
    Bruna Lovato
  • Fonte
    ClimaTempo
  • Foto: Paulo Pinto/Fotos Públicas
    compartilhe essa matéria

    Os ventos também vão soprar mais fortes com rajadas entre 70 e 90 km/h no fim do sábado

    A chegada de uma frente fria e a formação de áreas de instabilidade vão provocar uma grande mudança no tempo no Sul do Brasil. O alerta é para o risco de temporal em toda a Região.

    Neste sábado (19), muitas nuvens vão se formar pelo interior do Rio Grande do Sul logo cedo aumentando no decorrer do dia com previsão de chuva forte a qualquer hora. No oeste de Santa Catarina e do Paraná, o dia começa debaixo de chuva, inclusive em Foz do Iguaçu. A frente fria é continental, clássica e bem organizada, típica desta época do ano, dizem os meteorologistas.

    A medida que este sistema avança rápido todos os estados terão um sábado com tempo bastante carregado com chuva forte e grossa por causa da formação destas novas áreas de instabilidade. Os ventos também vão soprar mais fortes com rajadas entre 70 e 90 km/h no fim do dia para o Rio Grande do Sul.

    No domingo (20), o norte gaúcho, oeste do Paraná e de Santa Catarina amanhecem com chuva, mas depois a tendência é de diminuição da instabilidade. Ainda pode ventar forte com rajadas até 90km/h na costa gaúcha e catarinense, podendo ultrapassar os 100 km/h na serra.

    No centro sul gaúcho e áreas de fronteira com a Argentina, o dia começa sem chuva, mas o frio aumenta. O ar polar de intensidade moderada que acompanha a frente fria entra com força e derruba a temperatura. A noite de domingo será bastante fria e as menores temperaturas poderão ser observadas, especialmente no Rio Grande do Sul.

    Geada

    Na segunda-feira (21), ainda por causa da presença do ar polar sobre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina o amanhecer será gelado com previsão de geada fraca a moderadaem áreas de Bagé (RS), Santa Maria (RS), Passo Fundo (RS), Caxias do Sul (RS) e Campos Novos (SC).  

    O vento úmido que sopra do mar favorece a formação de muitas nuvens no centro-leste de Santa Catarina e do Paraná. Pode garoar na Grande Curitiba e no litoral do Paraná. O sol predomina e não chove nas demais áreas.