Região

Efasc propõe renovação de convênio em Sinimbu

Publicado em: 30 de agosto de 2017 às 06:15 Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 às 15:37
  • Por
    Luiza Adorna
  • Fonte
    Assessoria de Imprensa
  • Foto: Portal Arauto/Luiza Adorna
    compartilhe essa matéria

    Atualmente, município conta com 13 alunos na instituição de ensino em Santa Cruz do Sul

    A prefeita de Sinimbu, Sandra Backes, recebeu nesta semana a visita do coordenador da Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul (Efasc), João Paulo Reis Costa, e do representante dos pais dos alunos sinimbuense e da instituição mantedora da Efasc, Juarez Zanus. Na oportunidade, os visitantes propuseram a renovação do convênio entre o município e a intuição de ensino.

    Segundo Sandra, é importante incentivar os jovens estudantes a dar continuidade ao trabalho no campo e desenvolver a agricultura familiar no município. “Quando esses alunos estão formados, eles precisam de apoio da família para desenvolver seus projetos e o apoio do Poder Público para a colocação no mercado de trabalho”, destaca.

    Para o coordenador da Efasc, ter o convênio com Sinimbu é fundamental e estratégico. “Sinimbu é um município agrícola e esse convênio reforça a atuação da Efasc na região, especialmente na formação de técnicos agrícolas comprometidos com a produção de alimentos saudáveis”, completa João.

    Atualmente, 13 estudantes sinimbuenses frequentam a Efasc. Além deles, outros 15 já concluíram seus estudos na instituição. Outra unidade da Efasc, localizada em Vale do Sol, também possui alunos de Sinimbu. Por lá, são seis estudantes.

    Sobre a Efasc

    A Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul (Efasc) foi fundada em 1º de março de 2009, resultado de um esforço regional promovido pela Associação Gaúcha Pró-Escolas Famílias Agrícolas (Agefa). Através da Pedagogia da Alternância, visa desenvolver uma perspectiva diferenciada de educação para a juventude do campo, que considere a realidade vivenciada pelos estudantes, suas famílias e comunidades, promovendo uma formação integral e comprometida com o desenvolvimento regional, sustentável e solidário.

    Atualmente a entidade conta com 96 jovens em formação no Ensino Médio e Técnico em Agricultura, além dos 50 estudantes que se encontram no período de estágio profissional. A área de atuação abrange 72 comunidades do campo no vale do Rio Pardo, situadas em 11 municípios: Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires, Gramado Xavier, Herveiras, Passo do Sobrado, Sinimbu, Vera cruz, Boqueirão do Leão, General Câmara e Rio Pardo.