Força-tarefa não localizou o homem que estaria ligado à receptação e venda de máquinas agrícolas roubadas
A Polícia Civil, por meio da Força-tarefa de Combate ao Abigeato, deflagrou na manhã desta quarta-feira (6) a Operação Alvorada, no combate aos crimes rurais, de abigeato e estelionatos. A operação tem desdobramentos em Vera Cruz. Foram cumpridas ordens judiciais em Rosário do Sul, Caçapava do Sul e também em São Paulo/SP. Ao total duas pessoas foram presas e dois veículos foram apreendidos.
Em Vera Cruz a operação busca o cumprimento de um mandado de prisão contra um empresário acusado de integrar uma organização criminosa responsável pela receptação e comércio de máquinas agrícolas roubadas. De acordo com o inspetor de polícia Patrício Antunes, integrante da força-tarefa, até o início desta tarde o homem não foi localizado e está em situação de foragido. Segundo explica, a organização movimenta valores altos no repasse dos implementos roubados em outros estados e trazidos para o Rio Grande do Sul. Posteriormente, a venda do maquinário é feita no Estado e até para fora do Brasil. Antunes pontua que há ramificações dessa organização na Bolívia e no Paraguai.
O nome do empresário não foi divulgado pela equipe da operação.
ABIGEATOS
Segundo os delegados Cristiano Ritta e André de Matos Mendes a ação visa desarticular duas organizações criminosas que atuam em crimes rurais causando prejuízos milionários aos produtores gaúchos e paulistas. “Uma associação criminosa especializada em estelionato rural, realizava compra de animais mediante fraude, negando deliberadamente o pagamento e dando destino ilícito aos animais. Apenas nos municípios de Rosário do Sul e Santiago o grupo foi responsável pela subtração de 495 animais bovinos”, contam os delegados. O outro grupo criminoso é especializado na prática de crimes de receptação e comércio de máquinas agrícolas. “O grupo tinha ligação com criminosos do Rio Grande do Sul e do Estado de São Paulo que cometiam roubos em propriedades rurais para subtração de maquinário agrícola, que depois seriam comercializados no Rio Grande do Sul”, acrescentam Ritta e Mendes.
Nesta manhã foram cumpridas diversas ordens judiciais de prisão, busca e apreensão, bloqueio de bens e quebras de sigilos bancários e fiscais. Cinco mandados de prisão preventiva foram cumpridos no Rio Grande do Sul e um em São Paulo, Capital. Na ação, duas pessoas foram presas, um homem em Rosário do Sul e outro na cidade de Caçapava do Sul. “Os outros presos não foram encontrados, estando na condição de foragidos”, dizem os delegados. Essa é uma das maiores operações da Força-tarefa de Combate aos Crimes Rurais e Abigeato. “A organização criminosa possui ramificaçõesem diversos Estadosda Federação, além de relações internacionais com a Bolívia e o Paraguai, para onde as máquinas agrícolas seriam enviadas”, concluem os delegados.
Notícias relacionadas
RS volta a bater recorde de ano mais seguro da história com redução de indicadores criminais
2024 encerrou com queda de 17% nos homicídios em todo o Estado: foram 1.380 vítimas no total
Homem é preso por suspeita de armazenar e compartilhar pornografia infantil
A análise do material apreendido indica a manifestação de vontade com forte inclinação do suspeito abusar sexualmente de uma adolescente de seu convívio familiar
Dois homens ficam gravemente feridos em acidente no Centro de Venâncio
Colisão ainda envolveu um caminhão; vítimas foram encaminhadas ao hospital
PRF realiza Operação Descanso Legal
Entre janeiro e a primeira quinzena de dezembro de 2024, a PRF registrou 1.703 acidentes graves que envolveram veículos de transporte de cargas