Força-tarefa não localizou o homem que estaria ligado à receptação e venda de máquinas agrícolas roubadas
A Polícia Civil, por meio da Força-tarefa de Combate ao Abigeato, deflagrou na manhã desta quarta-feira (6) a Operação Alvorada, no combate aos crimes rurais, de abigeato e estelionatos. A operação tem desdobramentos em Vera Cruz. Foram cumpridas ordens judiciais em Rosário do Sul, Caçapava do Sul e também em São Paulo/SP. Ao total duas pessoas foram presas e dois veículos foram apreendidos.
Em Vera Cruz a operação busca o cumprimento de um mandado de prisão contra um empresário acusado de integrar uma organização criminosa responsável pela receptação e comércio de máquinas agrícolas roubadas. De acordo com o inspetor de polícia Patrício Antunes, integrante da força-tarefa, até o início desta tarde o homem não foi localizado e está em situação de foragido. Segundo explica, a organização movimenta valores altos no repasse dos implementos roubados em outros estados e trazidos para o Rio Grande do Sul. Posteriormente, a venda do maquinário é feita no Estado e até para fora do Brasil. Antunes pontua que há ramificações dessa organização na Bolívia e no Paraguai.
O nome do empresário não foi divulgado pela equipe da operação.
ABIGEATOS
Segundo os delegados Cristiano Ritta e André de Matos Mendes a ação visa desarticular duas organizações criminosas que atuam em crimes rurais causando prejuízos milionários aos produtores gaúchos e paulistas. “Uma associação criminosa especializada em estelionato rural, realizava compra de animais mediante fraude, negando deliberadamente o pagamento e dando destino ilícito aos animais. Apenas nos municípios de Rosário do Sul e Santiago o grupo foi responsável pela subtração de 495 animais bovinos”, contam os delegados. O outro grupo criminoso é especializado na prática de crimes de receptação e comércio de máquinas agrícolas. “O grupo tinha ligação com criminosos do Rio Grande do Sul e do Estado de São Paulo que cometiam roubos em propriedades rurais para subtração de maquinário agrícola, que depois seriam comercializados no Rio Grande do Sul”, acrescentam Ritta e Mendes.
Nesta manhã foram cumpridas diversas ordens judiciais de prisão, busca e apreensão, bloqueio de bens e quebras de sigilos bancários e fiscais. Cinco mandados de prisão preventiva foram cumpridos no Rio Grande do Sul e um em São Paulo, Capital. Na ação, duas pessoas foram presas, um homem em Rosário do Sul e outro na cidade de Caçapava do Sul. “Os outros presos não foram encontrados, estando na condição de foragidos”, dizem os delegados. Essa é uma das maiores operações da Força-tarefa de Combate aos Crimes Rurais e Abigeato. “A organização criminosa possui ramificaçõesem diversos Estadosda Federação, além de relações internacionais com a Bolívia e o Paraguai, para onde as máquinas agrícolas seriam enviadas”, concluem os delegados.
Notícias relacionadas

Acidente deixa homem morto e três feridos em Venâncio Aires
Colisão aconteceu no Acesso Dona Leopoldina, próximo ao Parque do Chimarrão

Idoso é preso em flagrante por descumprir medida protetiva em Santa Cruz
Homem de 75 anos foi detido ao aparecer na casa da vítima durante visita da Patrulha Maria da Penha

Carro capota após colisão e deixa homem ferido em Santa Cruz
Sinistro aconteceu no cruzamento das ruas Sete de Setembro e Rodrigues Alves

Brigada Militar recupera partes de motocicleta furtada em Venâncio Aires
Veículo foi localizado em uma área de matagal