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Média de uso passa de 10 anos

Publicado em: 06 de setembro de 2017 às 17:32 Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 às 15:56
  • Por
    Lucas Miguel Batista
  • Fonte
    Jornal Arauto
  • Foto Lucas Batista/Jornal Arauto
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    Devido a desgaste, manutenção nos veículos é mais frequente e consome R$ 50 mil todo mês da Prefeitura

    O atual estado da frota de máquinas do município, combinado ao valor gasto mensalmente com manutenção, levou a Prefeitura de Vera Cruz a buscar um financiamento junto ao Banco do Brasil para que novos veículos possam ser adquiridos.  O projeto passou pela Câmara e foi aprovado pelos vereadores no mês de julho. Trata-se de R$ 1,9 milhão para a aquisição de uma escavadeira hidráulica, uma motoniveladora e dois caminhões traçados. Hoje, de acordo com a Secretaria de Obras, a maioria das máquinas tem mais de 10 anos de uso, o que exige manutenção frequente. E reparos acabam sendo sinônimo de gastos ao Poder Público.

    Dados da Secretaria de Finanças da Prefeitura mostram que somente em 2017 (de janeiro a agosto) foram investidos R$ 407.057,72 na manutenção de máquinas. Deste montante, mais de R$ 281 mil são da Secretaria de Obras e pouco mais de R$ 125 mil da Secretaria de Desenvolvimento Rural. Se o valor for divido em meses, são mais de R$ 50 mil gastos a cada 30 dias com reparos nos veículos. A tendência é que esta despesa diminua com a aquisição do novo maquinário, que deve chegar cerca de 90 dias após a liberação do financiamento (ainda não aprovado).

    Com os novos veículos à disposição da comunidade, o Município realizará uma avaliação da viabilidade financeira de conserto das máquinas e caminhões mais desgastados. Os que não se apresentarem mais viáveis para realizar o conserto ou que estiverem com custo muito elevado de manutenção serão encaminhados para leilão, de acordo com o secretário de Obras, Gilson Becker.

    A matéria na íntegra está na edição do Jornal Arauto desta quinta-feira.