Geral

Horário de verão inicia daqui a um mês

Publicado em: 15 de setembro de 2017 às 08:46 Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 às 16:01
  • Por
    Guilherme da Silveira Bica
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Letícia Dhiel / Portal Arauto
    compartilhe essa matéria

    Em 15 de outubro moradores de dez estados do país, além do Distrito Federal terão que adiantar o relógio em uma hora

    Amado por muitos e odiado por outros tantos, o horário de verão está prestes a começar. A medida começa a valer em 15 de outubro, dentro de um mês, quando moradores de dez estados do país, além do Distrito Federal terão que adiantar o relógio em uma hora. O término está agendado para 17 de fevereiro de 2018.

    A 42ª edição é considerada pelo Ministério de Minas e Energia uma alternativa para economizar.  No ano passado a economia gerada foi de R$ R$ 159,5 milhões. Tal economia é decorrente da redução do acionamento de usinas térmicas durante este período.

    Fim definitivo começa a ser discutido

    Se você faz parte do time de quem não gosta do horário de verão, saiba que não são poucas as propostas que querem acabar de vez com a mudanças nos relógios. No início do ano, um projeto de lei do deputado federal Valdir Colatto (PMDB-SC) propunha o término da medida, já que a economia de energia seria mínima e não compensaria os danos colaterais relacionados à saúde e ao humor da população.

    O próprio Ministério de Minas e Energia também avalia essa possibilidade. Para a pasta, o perfil do consumo de energia do brasileiro vez reduzindo a efetividade do horário de verão. Antes, o pico de demanda era apenas durante o início da noite quando as pessoas chegavam em casa do trabalho. Porém, a realidade mudou e muita gente trabalha de casa, o que mudou a curva de consumo e fez com que o pico ficasse no período da tarde.