Geral

Amigas do Bem entregam polvos de crochê ao Hospital Santa Cruz

Publicado em: 15 de setembro de 2017 às 11:56 Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 às 16:02
  • Por
    Luiza Adorna
  • Fonte
    Assessoria de Imprensa
  • Foto: Assessoria da Prefeitura/Josiléri Linke Cidade
    compartilhe essa matéria

    Objeto reduz a agitação dos bebês na Unidade de Cuidados Intermediários

    Tranquilidade e proteção como a do útero materno. Essa é a ideia do Projeto Meu Amiguinho dos Sete Mares com a utilização de polvos de crochê na Unidade de Cuidados Intermediários do Hospital Santa Cruz. Nesta semana, o Grupo Amigas do Bem, de Linha Henrique D’Ávila, interior de Vera Cruz, entregou mais 18 polvos de crochê confeccionados pelas voluntárias. O grupo é coordenado pela Agente Comunitária de Saúde, Vaneila Helfer.

    Conforme a agente, as amigas começaram a se reunir em maio, inicialmente como um grupo de saúde, que logo passou a produzir artesanato e realizar trabalhos sociais. São cerca de 30 voluntárias que se encontram semanalmente no posto de saúde da localidade. Vaneila conta que a ideia de confeccionar os polvinhos surgiu através de uma postagem do Hospital nas redes sociais.

    “Temos o privilégio de ter em nosso grupo uma artesã, que faz parte da Casa do Artesão do município. Lancei a proposta para ela confeccionar o primeiro polvinho, seguindo a receita do hospital, e depois sugeri ao grupo que aceitou de primeira, especialmente, pelo fato de se tratar de bebês”, recorda. As primeiras linhas, doadas pelas próprias integrantes, renderam oito polvos.

    Após divulgação nas redes sociais, surgiram doações de particulares e estabelecimentos comerciais que se disponibilizaram como ponto de coleta para arrecadações. Na segunda entrega o número saltou para 20 polvinhos. “É um projeto contínuo e o grupo não está fechado. Estamos abertas a quem em algum momento estiver disposto a participar e doar um pouco do seu tempo em prol do próximo”, frisa a agente.

    “Para mim é uma benção poder ajudar uma criança num momento tão delicado”, resume Maria Martins, uma das Amigas do Bem. “Participando e acompanhando o grupo vejo o quanto habilidades e talentos unidos podem se transformar em algo tão precioso, basta deixar cada um oferecer o que tem de melhor”, conclui Vaneila, acrescentando que a próxima meta do grupo é confeccionar seios de crochê para mulheres que enfrentam câncer de mama.

    A enfermeira da UCI, Adriana Pradebon, explica que durante o tratamento os bebês são estimulados a segurar os tentáculos de crochê dos polvinhos. “Isso reduz a agitação e evita que eles retirem os dispositivos”, frisa. A entrega desta semana também foi acompanhada pela secretária de Saúde, Eliana Giehl. “Para a secretaria e para Vera Cruz é um orgulho fazer parte de um trabalho tão maravilhoso e importante na vida dos recém-nascidos, que precisam ainda de um acompanhamento mais sistemático”, complementa a titular da pasta. 

    Convite

    O projeto dos polvinhos atualmente está convidado a participar da II Semana Acadêmica da Uninter, de Santa Cruz do Sul, como “Case de Sucesso”, o que trouxe ao grupo ainda mais motivação e orgulho pelo reconhecimento da ação. As Amigas do Bem também estão empenhadas na organização de um evento em alusão ao Outubro Rosa. O jantar de confraternização das integrantes do grupo e familiares, ocorre na Comunidade São José, no dia 7 de outubro, com desfile de modas, lançamento das camisetas do grupo e sorteio de brindes. A Liga Feminina de Combate ao Câncer estará presente, expondo e comercializando produtos, e será beneficiada com parte do lucro do evento.