O local passa a abrigar biblioteca, palco multiuso, entre outros projetos
Para tornar real o sonho de uma comunidade, o Poder Público Municipal de Santa Cruz do Sul, a iniciativa privada e a Ong Centro Integrado entre Gerações (CIEG) somaram forças, formaram uma parceria e transformaram o prédio da antiga Cooperativa Agrícola do nono distrito no agora denominado Espaço Cultural e de Cidadania de Rio Pardinho. A obra foi entregue à comunidade na manhã deste sábado, em cerimônia que contou com a presença de autoridades, lideranças, empresários, voluntários e comunidade.
O prédio, que também é sede da subprefeitura e já abrigou o posto de saúde, passa a concentrar as atividades do Centro Integrado entre Gerações (Cieg), outros projetos socioesportivos, biblioteca e palco multiuso. Para isso a estrutura foi submetida a uma grande reforma, a partir de um projeto elaborado e executado voluntariamente pelo Escritório de Arquitetura Téia + Iara.
Materiais foram fornecidos pela Prefeitura e recursos foram aportados pela Souza Cruz, para aquisição de mobiliário e equipamentos, via Fundo Municipal da Infância e da Adolescência (Fia), e pelo Hotel Charrua para contratação de mão de obra. O investimento total é de cerca de R$ 800 mil. O espaço agora conta com sala de música teórica e prática, biblioteca, sala multiuso com palco, sala de estar, refeitório e cozinha, banheiros feminino e masculino e para deficientes, dependências administrativas, quadra de areia e playground.
Um dos idealizadores do projeto, o secretário municipal de Segurança, Defesa Civil e Esporte, Henrique Hermany, afirma que a ação contribui e muito para o resgate de Rio Pardinho como berço histórico de Santa Cruz do Sul. “O que está sendo entregue hoje é o resgate da história e da cultura de um povo, é a valorização dos nossos antepassados, mas, acima de tudo, estamos assegurando a continuidade de um projeto transformador na promoção da cidadania de crianças e adolescentes”, comemorou. Ele agradeceu de modo especial ao prefeito Telmo Kirst que mesmo em um momento de extrema dificuldade orçamentária abraçou a ideia dizendo que “esta é uma parceria sadia que beneficia a comunidade”.
Segundo ele a reforma do prédio começou a ser pensada ainda em 2014, a partir de encontros com a comunidade, ouvindo lideranças e moradores sedentos por um espaço com foco cultural, esportivo, social e de turismo. Iniciada em novembro de 2015, as intervenções na estrutura foram profundas com a derrubada de paredes e a criação de novos espaços internos e incluíram também troca de telhado e de pisos, melhorias nas instalações elétricas, renovação da pintura e substituição de esquadrias.
Concluída a reforma e a revitalização do prédio, a empresa Universal Leaf Tabacos, através do Projeto Universal Leaf Cidadão, também tornou-se parceira da iniciativa e vai patrocinar a manutenção das atividades de contraturno escolar para cerca de 60 crianças e adolescentes, com idades entre 4 e 17 anos, todos moradores de Rio Pardinho. Oficinas de música, informática, judô e artesanato, além do Proejto Pirâmide Alimentar já acontecem e outras mais ainda serão agregadas.
Para a presidente do Centro Integrado entre Gerações, Suzane Tolotti, o novo espaço representa o resultado de um trabalho feito por muitas mãos. “Sabemos que o amanhã nos reserva grades desafios e por isso, esperamos continuar a contar com o valioso apoio de todos os nossos parceiros e da comunidade para que possamos continuar a contribuir com a qualidade de vida de todos os envolvidos com os nossos projetos”, disse.
Notícias relacionadas
Governador assinará ordem de início da duplicação da RSC-287 em Santa Cruz
O ato será realizado no trevo do Fritz e Frida nesta quarta-feira
Meetup em preparação ao South Summit Brazil discute as estratégias para o evento em 2025
Encontro ocorreu na tarde desta segunda-feira
FOTOS: desfile temático marca o Dia de Todos os Santos em Santa Cruz
Segundo o padre Rodrigo Hillesheim, o objetivo do Holywins é aproximar crianças dos santos
Vale do Sol promove Fórum Regional de Saúde Mental
Rodas de conversa e oficinas abordarão temas como a saúde mental do idoso, saúde do trabalhador, e a relação de gênero e sexualidade