Geral e Região

Ato público mobiliza professores nesta terça-feira

Publicado em: 19 de setembro de 2017 às 15:36 Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 às 16:04
  • Por
    Jaqueline Gomes
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto Divulgação/Frederico de Barros Silva
    compartilhe essa matéria

    Região ainda tem pelo menos 19 escolas com adesão total à greve

    Sem acordo na última reunião com governo estadual, realizada na quinta-feira (14), a mobilização do Cpers-Sindicato contra o parcelamento de salários dos servidores estaduais mantém agenda de protestos. Um grupo de professores e lideranças do 18º Núcleo, com sede em Santa Cruz do Sul, está em Porto Alegre nesta terça-feira (19), em ato público em frente ao Palácio Piratini desde o início da manhã. O objetivo é pressionar os deputados a votarem contra o Projeto de Lei 148 (veja aqui), que acaba com a cedência para os sindicatos e as Propostas de Emenda Constitucional (PECs) em tramitação na Assembleia Legislativa gaúcha. 

    GREVE

    A greve dos professores nas escolas segue por tempo indedeterminado. Um levantamento do Cpers indica que cerca de 70% das escolas estão em greve. A presidente do 18º Núcleo do Cpers, Cira Kaufmann, e demais integrantes, tem visitado escolas, inclusive de outros municípios e localidades, como Monte Alverne, Herveiras e Candelária, para conversar com os professores que ainda não tinham tido um contato com a nova diretoria do núcleo. Além disso, atividades estão sendo planejadas para continuar com a mobilização dos educadores e funcionários das escolas.

    Nesta quinta-feira (21), o Núcleo estará em Santa Maria, participando da Caravana do Cpers com a direção central. Na sexta-feira (22), haverá palestra 'A greve do Cpers e a disputa ideológica nos meios de comunicação', com o jornalista Juremir Machado da Silva, às 19 horas, no Memorial da Unisc, em Santa Cruz do Sul.

    CRE

    Levantamento da 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), de Santa Cruz do Sul, indica que das 103 escolas estaduais dos municípios da área de abrangência, 68 estão com atividades normais. São 19 escolas com 100% dos professores em greve, sete com mobilização parcial e outros nove educandários com horários reduzidos. Os dados têm base na situação apurada nessa segunda-feira (18). De acordo com o coordenador, Luiz Ricardo Pinho de Moura, os números da greve mudam todos os dias. "A mobilização está heterogênea, todos os dias temos números diferentes, mas percebemos pelos últimos sete dias que a situação está voltando ao normal", avalia Moura. Um novo levantamento está sendo realizado hoje.

    Em Vera Cruz, nesta semana, das cinco escolas estaduais, a Escola Tenente José Jerônimo Mesquita, do Centro, tem um orientador educacional em greve. 

    SAIBA MAIS

    Semana de mobilização do 18º Cpers

    Tenda da Resistência é inaugurada pelo Cpers