Região

Encontro integra cooperativas escolares do Brasil e da Argentina

Publicado em: 26 de setembro de 2017 às 09:09 Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 às 16:07
  • Por
    Jaqueline Gomes
  • Fonte
    Four Comunicação
  • Foto Divulgação/Francisco Frantz
    compartilhe essa matéria

    Herveiras sediou reunião nessa segunda-feira (25)

    Um momento de integração, novas amizades, troca de conhecimento, experiências e histórias. Este é o resumo do encontro que ocorreu nessa segunda-feira (25), no ginásio da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Maurício Cardoso, na localidade de Pinhal, em Herveiras. O evento reuniu representantes de 11 cooperativas escolares de Sunchales, a Capital Nacional do Cooperativismo da Argentina, e as cinco cooperativas de estudantes incentivadas pela Sicredi Vale do Rio Pardo. O grupo argentino, formado por 46 pessoas, estava em comitiva pelo Rio Grande do Sul para visitar cinco regiões diferentes de atuação do Sicredi.

    No turno da manhã, o encontro contou com a presença de autoridades e convidados. Conforme o presidente da Sicredi Vale do Rio Pardo, Heitor Álvaro Petry, o evento foi uma forma de retribuição à receptividade dos argentinos quando a comitiva da região visitou Sunchales em 2016 e em maio deste ano. “Voltamos entusiasmados da viagem. Um intercâmbio único para compartilhar nossas experiências”, declarou. Petry ainda falou sobre as cooperativas escolares como forma de investir em pessoas, que podem fazer a diferença e mudar a realidade do seu País. “É o grande desafio e foco do cooperativismo internacional”, declarou. 

    O gerente de Relacionamento da Sicredi Vale do Rio Pardo, Marco Antonio da Rocha, discorreu sobre o Programa A União Faz Vida (PUFV) que, na abrangência da instituição, completou 11 anos em 2017 e há três anos vem desenvolvendo o trabalho junto às cooperativas escolares. “Nossa inspiração vem da relação com nossos estudantes também das experiências do cooperativismo escolar de Sunchales e do  Brasil ”, destacou. A primeira cooperativa de estudantes fundada foi a Brotando da Terra, de Sinimbu, seguida da Semeando Sonhos, de Herveiras, e da Verde Vale, de Vale Verde. “Até o fim do ano, nosso objetivo é fundar mais duas em Passo do Sobrado, Feito a Mãos e Sol do Amanhã, contou a coordenadora do Programa na Sicredi VRP, Fabiana Bartholomay. 

    Durante as explanações, o tesoureiro da Casa Cooperativa de Sunchales, Erico Ferrero, falou sobre a experiência e que todos da comitiva da Argentina, coordenada por Julieta Camino, do Grupo Sancor Seguros, de Sunchales, estavam contentes com o intercâmbio internacional. O professor e assessor pedagógico do PUFV, Rodrigo Rodrigues, explicou como é organizada a educação no Brasil, bem como comentou sobre a busca de todos pela construção da aprendizagem. 

    Na ocasião, todas as cooperativas escolares trocaram informações sobre o funcionamento, objetos de aprendizagem e vivências de cada grupo. O evento ainda contou com almoço de integração, apresentação musical e de danças gaúchas. No fim do dia, os visitantes argentinos conheceram as instalações da Superintendência Regional da Sicredi Vale do Rio Pardo onde foram recepcionados pelos dirigentes, conselheiros e executivos.