Proposta tinha como objetivo o incentivo do uso de bicicleta como meio de transporte
A Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul acolheu o veto do prefeito Telmo Kirst ao projeto de lei de autoria do vereador Mathias Bertram (PTB) denominado de Vou de Bike e criava o selo Empresa amiga do ciclista.
A proposta tinha como objetivo o incentivo do uso de bicicleta como meio de transporte, de melhorar as condições de mobilidade urbana na cidade, através da promoção de modal de transporte não poluente.
Já a empresa participante do Programa Vou de Bike poderia obter incentivo fiscal consistente em desconto de 5% no valor final do lançamento do Imposto Predial e Urbano (IPTU) para imóvel não residencial. Para tanto deveria disponibilizar local adequado para o estacionamento de bicicletas e vestiários para que os funcionários possam trocar de roupa.
A proposta recebeu o veto do prefeito com o argumento de inconstitucionalidade, por causa da renúncia de receita aos cofres municipais. O veto acabou acolhido pelos vereadores, com votação contrária da bancada do PTB – Elstor Desbessel, Francisco Carlos Smidt, Bruna Molz, Kelly Moraes, Luizinho Ruas, bem como o próprio autor, Mathias Bertram.
Outras duas matérias foram aprovadas. A de autoria do vereador Licério Agnes (PP), que propõe a instituição do Outubro Rosa no município, alusivo ao mês de prevenção do câncer de mama. Também foi aprovado o projeto do Executivo que dispõe sobre a veiculação de anúncios publicitários nos abrigos de paradas de ônibus.
Informações
Entre os pedidos de informação aprovados está o do vereador Gerson Trevisan (PSDB) que busca dados referente ao último concurso público municipal, o envio à Câmara da relação de servidores municipais. Outro de autoria do mesmo vereador e destinado à delegacia de Polícia Federal – DPF de Santa Cruz do Sul, referente à situação de estrangeiros/imigrantes em Santa Cruz do Sul e região.
Também foram aprovadas indicações como a do vereador Gerson Trevisan (PSDB), que indica a realização de melhoria na iluminação pública do campo de futebol sete, localizado nos fundos da sede da Associação Comunitária dos Amigos do Núcleo Independência (ACANI), a aplicação do produto “BTI” para controlar o Mosquito Borrachudo.
A vereadora Kelly Moraes (PTB) requer a melhoria na iluminação pública defronte aos imóveis nºs 163 e 184 da Rua São Roque. Francisco Carlos Smidt (PTB) indica a melhoria nas condições de trafegabilidade da Rua Marechal Deodoro, no trajeto entre a Rua Senador Pinheiro Machado e Rua Joaquim Murtinho e a realização do serviço de tapa-buraco na Rua Walter Rude Kipper, defronte ao Residencial Santa Cecília.
O vereador Edmar Guilherme Hermany (PP) indica a pavimentação da Rua Carlos Swarowsky e da Rua Othylina Beltrão Mânica, a colocação de tachões na Rua Victor Frederico Baumhardt para facilitar o acesso à Rua Rosalvo Antônio de Borba, a colocação de quebra-molas próximo aos imóveis nºs 233 e 235, na Rua Rosalvo Antônio de Borba e a conclusão da iluminação pública nas paradas de ônibus da Rua Venâncio Aires. O vereador Mathias Bertram (PTB) requisita a manutenção da pavimentação feita com Con-Aid na entrada de Rincão do Sobrado e a instalação de paradas de ônibus em Linha Pinheiral e no Acesso Grasel.
Notícias relacionadas
Sérgio Moraes cobra agilidade na obra do viaduto do Arroio Grande
Segundo a previsão do Consórcio, em março a obra - que tem 264,83 metros de extensão - deve estar liberada para o tráfego de veículos
Academias de Saúde do SUS reiniciam atividades físicas em Venâncio Aires
Cerca de mil pessoas participam do projeto que visa ofertar mais qualidade de vida
Obras emergenciais no bairro Belvedere iniciam segunda
Intervenções iniciam na rua João Werlang, via de acesso ao bairro, principalmente no trecho mais afetado pelas chuvas do ano passado
Homem é socorrido após queda em Venâncio Aires
Ele foi retirado pela equipe dos bombeiros, após atendido e removido pelo SAMU para hospital, com lesão no joelho