Região

Mais de 20 cães morreram envenenados em Rio Pardo

Publicado em: 29 de setembro de 2017 às 13:50 Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 às 16:09
  • Por
    Guilherme da Silveira Bica
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Divulgação
    compartilhe essa matéria

    Salsichões com recheio fatal são encontrados em diversas residências

    A comunidade de Rincão Del Rey, em Rio Pardo, está em alerta após mais de 20 cães morrerem por envenenamento nos últimos dias. O caso repercute nas redes socias e revolta os protetores da causa. Os moradores que perderam seus cachorros relatam o mesmo ocorrido: o animal ingeriu um salsichão com veneno como recheio.

    De acordo com Simone Schuck, a comunidade suspeita de um morador que, segundo eles, admitiu o crime e disse que vai continuar praticando o mesmo. O criminoso estaria jogando o alimento para dentro dos pátios das residência. O motivo? Não gosta do latido dos cães. Sem provas, a comunidade segue seus dias apreensivos. "Sabemos quem faz essa maldade e não sabemos como fazê-lo parar". A Polícia Civil e Brigada Militar já sabem do caso.

    Quem também tem conhecimento é a protetora dos animais, voluntária na ONG Bicho Pardo, Ana Wunderlich. Foi ela quem orientou uma das vítimas a registrar o caso na polícia, incluindo o nome do suspeito, e exigindo sigilo absoluto até a descoberta da verdade. Para ela, as questões humanas ainda estão sendo vistas como prioridades. "Quando tratamos de vida, a humana e a animal devem andar lado a lado. Os seres humanos precisam passar por uma reciclagem. Estes atos criminosos causam muitos estragos, alguns irreversíveis, na vida de quem ama os animais", diz.

    Além dos mortos, os riscos

    Foram mais de 20 óbitos de cães, mas também foram dezenas de recuperações. Simone revela que ela conseguiu fazer seus animais cuspirem o alimento envenenado. Muitos, de acordo com ela, agonizaram mas sobreviveram. Além das vidas caninas, gatos também são vítimas. Mas, o que realmente preocupa Simone são as crianças. "Estamos preocupados com nossos filhos. Tenho muito medo que minha bebê encontre isso e coma. É maldade. Morávamos em um lugar tranquilo e agora não é mais", relata.

    O veneno utilizado dentro dos salsichões é proibido no Brasil devido o perigo no manuseio. O produto já não é, há anos, mais comercializado em solo brasileiro.