Região

Moradores estão sem energia elétrica há 10 dias em Vale do Sol

Publicado em: 10 de outubro de 2017 às 08:26 Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 às 16:16
  • Por
    Guilherme da Silveira Bica
  • Fonte
    Jornal Arauto
  • Foto: Divulgação
    compartilhe essa matéria

    Segundo informações da concessionária RGE Sul, neste momento são 60 clientes no município

    “É inadmissível isso”, resume o empresário Valdomiro Persch, dono do projeto Videiras do Vale, em Linha Herval de Baixo, região serrana de Vale do Sol. Há uma semana e um dia completados ontem, não havia sido restabelecida a energia elétrica. Além de postes caídos, Persch relata tronco de eucalipto tombado sobre a rede. “Por aqui tem sido a rede que segura os postes, e não o contrário”, relata, mencionando a precariedade da estrutura e a necessidade de investimento duradouro, reforçando a rede, não apenas soluções paliativas. “Tem sido só remendão”, reclama o empresário.

    Na propriedade, Persch acabou instalando na quinta-feira um gerador, que tem a capacidade de manter a bomba d’água, a geladeira e o freezer funcionando. Antes disso, para ter água era preciso buscar de balde, no poço. E a carne que estava armazenada foi consumida em abundância, frisa ele, para evitar que se estragasse. Mas até agora, seus pais, ele com 99 anos e a mãe com 89, assim como os demais moradores da propriedade, estão sendo forçados a tomar banho com caneca de água quente. E sem qualquer romantismo, as refeições – e todo o resto – estão sendo feitas à luz de velas.
    Outras localidades sofriam com a falta de energia elétrica desde o dia 1º de outubro. Até a manhã de ontem, Fontoura Gonçalves também estava sem luz, o que só foi restabelecido no turno da tarde, para alívio dos moradores, comerciantes, professores e alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Duque de Caxias, que fica na localidade. 

    60 CLIENTES ÀS ESCURAS

    Segundo informações da concessionária RGE Sul, neste momento são 60 clientes sem energia elétrica em Vale do Sol, no interior do município, e continua o trabalho do contigente para que sejam solucionados totalmente os problemas nas localidades.

    Como o temporal danificou muito a estrutura, muitos postes e a rede em geral estão sendo reconstruídos, por isso da demora na manutenção, explica a assessoria de imprensa da RGE. Não há, no entanto, previsão de retorno da luz para estes clientes, pois depende de cada caso e localidade, especialmente nos locais de acesso mais dificultado e que exige a troca de postes ou fiação.