Feira que acontece paralela à 33ª Oktoberfest, atrai expositores locais e regionais
Tradicional durante a Oktoberfest de Santa Cruz do Sul, que acontece até o dia 15 de outubro, a Feirasul é uma exposição que tem o intuito de impulsionar os negócios, bem como destacar as potencialidades da indústria, comércio e serviços. Com funcionamento desde a abertura do parque da festa até as 23 horas, a feira conta com cerca de 180 expositores locais e de outras regiões do Brasil, e o envolvimento de aproximadamente 800 pessoas no trabalho durante o período. “A Feirasul oferece ao visitante diversas opções de compras, entretenimento, cultura e aprendizado”, destaca o coordenador da Feirasul, Marlon Bentlin.
Conforme Bentlin, a comercialização de espaços da Feirasul superou as expectativas em relação à retração da economia, com destaque para o preenchimento do Pavilhão 2, participação de empresas locais, qualidade dos estandes especiais, diversificação e qualificação dos expositores. “Temos um número de aproximadamente 7% de comercialização a mais que o ano passado”, ressaltou o coordenador. A feira ocupa quatro pavilhões em uma área de 5.400 metros quadrados. “Estimamos um acréscimo de 10% no volume de vendas em relação ao ano passado”, comenta.
EXPOSITORES – Nesta edição, os expositores abrangem os segmentos de móveis, decoração, alimentação, serviços de telefonia, brinquedos, máquinas e equipamentos, ótica, confecções, calçados, museu, mídia, imobiliário, consórcios, metais, joias e acessórios, cosméticos, bordados, artesanato e climatizadores. “Alguns deles possuem mais de 10 anos de parceria com a Oktoberfest”, frisa Bentlin. A Escola de Gastronomia Senac/Sindilojas e o Espaço Kids também fazem parte da Feirasul, assim como a Feira da Agroindústria Familiar e o Parque de Diversões. Além disso, vários expositores apresentam novidades como lançamentos imobiliários, novas máquinas e equipamentos, com destaque para a máquina de sorvete tailandês.
INOVAÇÕES – No ano passado, a secretaria de Desenvolvimento Econômico, Cultura e Turismo de Santa Cruz do Sul fez uma provocação aos empreendedores do Berçário Industrial para que criassem inovações para expor na Feirasul durante a realização da 33ª Oktoberfest. O resultado, que vem agradando ao público da Festa da Alegria, pode ser conferido no Pavilhão 3.
A Umma Ideias propôs algumas novidades e compartilhou com outros empreendedores do Berçário, que conta com 16 empresas dos setores têxtil, comunicação visual, marcenaria, de serralheria, móveis planejados e cenários para festas. A partir da união de todos, surgiram elementos como o Fusca-sofá, que consiste na parte traseira do automóvel mais popular da Volkswagen com vários elementos reciclados.
Os empreendedores colocaram em prática o seu conhecimento e os materiais das suas especialidades para a criação do Fusca-sofá, que possui carregador de celular, sistema de som e um frigobar no espaço em que ficaria o motor do veículo. “É ideal para uma sala de espera, por exemplo”, explica o agente de desenvolvimento da secretaria, Paulo Valdir Mans. De acordo com ele, o meio Fusca já está vendido.
Dentro do conceito de hot rods, que é uma forma de customização de veículos antigos, outro fusca está em exposição. O estande ainda conta com uma caminhonete Toyota, ano 64, totalmente customizada, que até participou do primeiro desfile temático da Oktoberfest. “Os empreendedores do Berçário aceitaram o nosso desafio e se uniram para realizar um belo trabalho que vem surpreendendo a todos”, argumenta.
Mans destaca que o Banco do Povo apoia o Berçário Industrial e presta um trabalho de consultoria junto aos empreendedores. Segundo ele, o requisito é trazer algo que se diferencie do comércio local, para evitar concorrência desleal com empresas estabelecidas. “Provocamos os pequenos empreendedores para criarem o que o mercado não dispõe. É um desafio grande, principalmente em tempos de instabilidade econômica”, revela Mans.
Notícias relacionadas
Campanha arrecada material escolar em Vera Cruz
Mochilas, cadernos, estojos e lápis de cor estão no topo das demandas, assegura a equipe do Programa Primeira Infância Melhor
Olinda vive 50 anos de dedicação ao hospital
Colaboradora esteve entre os reconhecidos pelo tempo de serviço junto ao HSC. Dentre os 94 homenageados, só ela coleciona cinco décadas
Escola Nacional de Defesa do Consumidor abre inscrições para cursos on-line
As capacitações são gratuitas e abertas ao público em geral. Entre as opções, estão educação financeira, os direitos e a defesa das mulheres
O amor está no pedaço que falta
Hoje, o menino que dividia um xis comigo viaja o mundo ao meu lado. Ele acredita que, se continuarmos de mãos dadas, alcançamos o topo da montanha