Cerca de 40 espécies passam por identificação e devem receber placas com nomes científicos e populares
Na correria do dia a dia, as variedades arbóreas presentes na Praça José Bonifácio, em Vera Cruz, podem passar batidas. Agora elas serão um motivo a mais para os moradores e visitantes de Vera Cruz frequentarem o local. Cerca de 40 espécies nativas e exóticas passam por identificação e devem receber placas com nomes científicos e populares, formando um minijardim botânico.
A demanda foi levantada pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente, através da coordenadora do curso de Ciências Biológicas da Unisc, a professora vera-cruzense Marisa Putzke, que é integrante do órgão, junto com o professor Andreas Koehler. A catalogação é realizada em parceria com a universidade, oportunizando o trabalho de campo aos alunos. As ações são supervisionadas pela Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, por meio do Departamento de Meio Ambiente – Dema.
O estudante vera-cruzense Moisés Ferreira Guerses é o responsável pelo trabalho, que tem ainda Philipe Fanfa da Silva como colaborador. Duas vezes por semana os futuros biólogos coletam amostras e mapeiam as espécies da Praça. O material é levado para o Laboratório de Botânica da Unisc, onde é identificado. A previsão é de que até o fim do ano todas as espécies estejam identificadas.
Na tarde desta segunda-feira (16), a coleta de material foi acompanhada pelo secretário Martin Nyland, pelo coordenador do Dema, Ricardo Konzen, e pela bióloga do departamento, Andressa Maieski. Para eles a identificação é base de um trabalho de conscientização que vai envolver professores e estudantes das escolas de Vera Cruz com a possibilidade de utilizar a Praça para aulas expositivas.
Notícias relacionadas
Feiras rurais de Santa Cruz sofrem alterações devido às festas de fim de ano
Objetivo é garantir um melhor atendimento à comunidade
Projeto Cestinha atendeu 190 alunos em 2024
Uma celebração das atividades ocorreu nesta semana
Região não apresenta pontos impróprios para banho
Primeiro levantamento da temporada 2024-2025 foi divulgado nesta sexta-feira pelo Governo do Estado
Cruzamento da Venâncio Aires com a Capitão Fernando Tatsch pode receber semáforo em breve
Local foi objeto de estudo da Administração Municipal, que apontou um alto índice de acidentes