São cerca de 1.200 novos casos por ano na capital gaúcha
A presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia – RS (SBM-RS), Maria Ângela Alexandretti, falou sobre a incidência de câncer de mama durante a palestra Outubro Rosa, promovida pela Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS). O evento ocorreu no Centro de Eventos AMRIGS na quinta-feira (19).
"Os processos avançaram significativamente e, atualmente, existe maior preocupação com a diminuição da mutilação na mulher. Também chamamos atenção para a melhoria no acesso ao tratamento, mas isso ainda deve melhorar, para que a paciente que tenha o diagnóstico consiga obter o acompanhamento necessário até a reconstrução mamária. No Brasil, são cerca de sessenta mil novos casos de câncer de mama por ano, com aproximadamente quinze mil mortes", aponta Maria Ângela.
Segundo a palestrante, em Porto Alegre são cerca de 1.200 novos casos por ano. A capital gaúcha é a cidade com maior incidência da doença no país. "A prevenção mais eficaz é o diagnóstico precoce. A campanha “Outubro Rosa” é uma aliada, pois muitas mulheres recebem orientações sobre a importância do diagnóstico e procuram seu médico para os exames", salienta.
Focando na melhoraria da recuperação e da autoestima da mulher que está se recuperando do câncer de mama, a reconstrução mamária também foi assunto desta edição do Ciclo de Palestras.
"Quando começamos a trabalhar na reconstrução mamária após a operação para a retirada do tumor, em 1988, ainda se debatia sobre a importância dessa cirurgia. Hoje, conseguimos desmistificar detalhes que não conseguíamos explicar naquele momento. Percebemos que as mulheres conseguem elevar a autoestima mais facilmente com esta reconstrução, além de ajudar no fortalecimento do psicológico de quem está passando por um tratamento", relata o cirurgião plástico, Léo Francisco Doncatto.
O Ciclo de Palestras da AMRIGS integra a campanha institucional “Saúde Preventiva: Pratique essa ideia!”. Para os próximos meses estão previstas as edições do Novembro Azul, com um painel sobre câncer de próstata e de pele, e o Dezembro Laranja, alertando para psicodermatoses e uma edição extra sobre comportamento suicida.
Notícias relacionadas
Viver é florescer
Melhor não jogar espinhos pelo caminho. A vida gosta de nos tirar os sapatos.” (Rachel Carvalho). A flor mais bonita do jardim, a roseira, tem espinhos. A rosa não perde seu encanto por causa deles. Trata-se de uma flor tão…
Setores da Secretaria de Saúde de Santa Cruz suspendem turno único
Medida busca atender demandas e necessidades dos moradores do município
Resultados do Enem 2024 serão divulgados nesta segunda-feira
O MEC e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgarão as notas a partir das 10h
DetranRS oferta 425 veículos e sucatas em leilão virtual
Entre os veículos que vão a leilão, um Chevrolet Onix 2016 com lance mínimo de R$ 7.900 e um Renault Fluence 2013 a partir de R$6.900