Pandemia foi um dos motivos que levou entidade a adiar a escolha
Por meio de uma assembleia realizada por videoconferência nesta segunda-feira (31), o Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio Pardo (Corede/VRP) resolveu estender o mandato dos membros da Assembleia Geral Regional e da Diretoria Executiva por até um ano.
A assembleia do Corede VRP é composta por um grupo de 128 membros, dos quais 98 são membros natos – prefeitos, presidentes de Câmara, presidentes dos Comudes, entre outros. Outros 30 membros são indicações da sociedade civil organizada, como sindicatos, associações comerciais, empresariais, cooperativas, entre outros.
“Víamos nisso o problema maior, pois são indicações de determinados segmentos, que teriam dificuldade de escolha sem a forma presencial”, justificou Petry. Para escolher os representantes como dos membros da Assembleia Geral Regional deveria ser realizada uma Assembleia Geral Ampliada, o que exigiria uma aglomeração muito grande de pessoas, se tornando inviável neste momento, em função da pandemia.
O vice-presidente do Corede VRP, professor Angelo Hoff, salientou que "todos estão seguros em fazer este movimento, porque foi algo debatido nos Comudes”, citou. O ex-prefeito de Candelária e integrante do Comude daquele município, Paulo Butzge, salientou que o momento não é pertinente para realizar uma assembleia presencial. “Como a diretoria formada já está inserida nos anseios da região na questão da pandemia, é salutar prorrogar o seu mandato”, disse.
Já o prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa destacou que os encaminhamentos que estão sendo dados estão alicerçados naquilo que a região pensa. Além da prorrogação do mandato, a assembleia também decidiu que os encontros podem ser de modo presencial ou vídeo-conferência, mantendo seu caráter oficial.
Frente Parlamentar
Outro assunto tratado foi a Frente Parlamentar pelo fomento da Economia no Estado, que foi criada pela Assembleia Legislativa. O deputado Clair Kuhn convocou os Coredes para participar deste processo, sendo que o presidente Heitor Petry sugeriu de se fazer um levantamento das demandas e sugestões da região para levar a um futuro encontro.
Já em relação à Consulta Popular, Petry destacou que estão tramitando projetos e pagamentos relacionais à Agricultura pelo Governo do Estado, referentes à CP 2018/ 2019. Quanto à CP 2021 existe um movimento do Governo do Estado, que pretende agora abrir uma plataforma para que o cidadão possa opinar e dar sua sugestão sobre o que vai ser contemplado. “Hoje, os projetos que são votados, precisam estar no Plano Estratégico Regional e questiono se pela nova sistemática, os projetos que a população indicar, terão o mesmo peso do que aqueles que já foram debatidos pelos Coredes”, questionou. Ainda não existe um cronograma quanto à nova edição da Consulta Popular, que deve ser conhecido nos próximos dias.
DIRETORIA EXECUTIVA
- Presidente: Heitor Álvaro Petry
- Vice-Presidente: Angelo Hoff
- Secretário: Armando Mayerhofer
- 2ª Secretária: Albino Oto Gewehr
- Tesoureiro: Vilmar de Oliveira
- 2º Tesoureiro: Marciano Ravanello
CONSELHO FISCAL
Titulares:
- Jalila Stahl Böhm Heinemann
- Sandra Marisa Roesch Backes
- Carlos Corrêa da Rosa
Suplentes:
- Mauricio Bevilaqua
- Lenio Augusto Trevisan
- Bruno Eugenio Mahl
Notícias relacionadas

“Cinema com dinheiro do povo”: deputado critica filme do governo Leite sobre enchentes
Valdeci Oliveira vê autopromoção em produção veiculada nos cinemas e cobra responsabilização por suposto uso indevido de recursos públicos

Gabinete Online: iniciativa para recebimento de demandas tem mais de 100 participações
Projeto busca ampliar os meios de comunicação com os eleitores

Legislativo de Santa Cruz aprova criação da Frente Parlamentar em Defesa das Pessoas com Deficiência
Entre os objetivos está a promoção da articulação entre o Poder Legislativo, Executivo e a sociedade civil na criação da política pública municipal de inclusão

Câmara aprova flexibilização para permanência de animais em locais públicos e privados
Substitutivo proposto pelo Vereador Eduardo Wartchow foi votado ontem pelos vereadores