Covid 19

Vale do Rio Pardo vai manter as mesmas regras e protocolos para atividades econômicas e sociais

Publicado em: 18 de junho de 2021 às 14:32 Atualizado em: 01 de março de 2024 às 18:50
  • Por
    Guilherme da Silveira Bica
  • Fonte
    Assessoria de Imprensa
  • Foto: Divulgação
    compartilhe essa matéria

    Taxa de ocupação dos leitos de UTI está em 90%, com seis atualmente livres

    Com a estabilização dos indicadores da pandemia da Covid-19 nos últimos dias e a aplicação mais rígida do Plano de Ação, os prefeitos da Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo decidiram manter os atuais protocolos nas atividades econômicas e sociais. Eles também aprovaram o fortalecimento de algumas medidas recomendadas pelo governo do Estado. No início da semana, os prefeitos chegaram a sinalizar com medidas mais restritivas, o que acabou sendo descartado em função da estabilização dos indicadores da pandemia.

    Conforme o último boletim regional, atualizado na manhã desta sexta, a taxa de ocupação dos leitos de UTI está em 90%, com seis atualmente livres. A ocupação dos leitos clínicos também teve uma queda em 12,8%. A variação semanal no número de óbitos teve uma diminuição de 32%. 

    Assim, a região irá manter as atuais restrições. Entretanto, para que não haja uma nova piora dos índices, os municípios intensificarão as ações de fiscalização para garantir o cumprimento das medidas. Dentre elas, estão a efetiva implementação dos protocolos mínimos obrigatórios, especialmente na lotação de estabelecimentos como restaurantes, supermercados, salões de beleza e academias. 

    Além disso, o avanço na vacinação e a ampliação da disponibilidade e locais de testagem também são outras das ações, assim como o reforço nas campanhas de comunicação e a orientação da Vigilância Sanitária quanto à síndrome gripal, bem como encaminhamento correto dos casos suspeitos.