John Felipe Wendt, gestor da Unopar, conta como a figura paterna foi essencial para sua dedicação profissional
Inspiração. Essa palavra faz parte do vocabulário de John Felipe Wendt, pois sempre soube – desde os primeiros passos da carreira – o que gostaria de se tornar: um profissional como o seu pai. Ainda na adolescência, observava a atuação de João Felipe, seu pai, na Escola Impacto, focada na Educação de Jovens e Adultos (EJA) de Santa Cruz do Sul. Foi ali, nos bastidores, e mais tarde, em cargos da empresa, que John tornou-se quem hoje a comunidade conhece como o gestor da Unopar, coincidentemente a primeira universidade de Educação À Distância (EAD) do município.
E se ele muito se orgulha da trajetória do pai com a Impacto, iniciada em 1999, também tem motivos para comemorar a caminhada como gestor da Unopar, rede que se uniu à marca Impacto em 2003. E até chegar ao comando da instituição, John Felipe passou por diversas etapas. Aos 14 anos, apenas no turno da tarde, trabalhava como Office Boy, realizando os serviços de pagamento. Mais tarde, iniciou o Curso de Manutenção de Computadores e passou a cuidar da área de Tecnologia da Informação da empresa.
Ao terminar o Ensino Médio, o jovem realizou a graduação em Administração. Atualmente, aos 31 anos, é pós-graduado em Gestão da Inovação e nos ensinamentos deixados pelo pai. "Ele sempre foi um cara muito empreendedor, ia atrás dos sonhos. Ele sempre nos incentivou e foi um exemplo pra mim. Essa vontade de empreender, buscar o novo e estar se capacitando vem dele. Meu pai começou com nada e conseguiu conquistar tudo ao longo da vida. Sempre foi determinado, daqueles que vão na cara e na coragem. Ele é um case de sucesso pra mim", destaca.
Apoio incondicional
Mesmo sem João Felipe na empresa atualmente, John continua a contar com o apoio do pai e de toda família. Afinal, dos quatro irmãos, apenas um não trabalha na Unopar. Foi esse exemplo de união e de valorizar os talentos da família que sempre foi transmito de pai para filhos.
Quando juntos trabalhavam, John e João dividiam a mesma sala. Hoje, mesmo sem o contato diário no trabalho, continuam próximos: seja enquanto vizinhos, em pensamento ou quando João Felipe vai até a empresa para conferir, prestigiar e se orgulhar do espaço criado por ele e hoje administrado pelo filho.
Futuro e conhecimentos
Assim como pai, John busca sempre estar atualizado. Na transição em 2017, logo foi em busca em um novo espaço para a Unopar, até então localizada na Rua Venâncio Aires. Motivados por um sonho em conjunto de novo endereço, logo conseguiram a estrutura desejada, na Rua Ernesto Alves, 1289. Espaço que chama a atenção não somente pela beleza, mas sobretudo pelo conforto do local e pelo amplo estacionamento. John também conquistou, em 2019, a administração da franquia da Hey Peppers! Escola de Inovação Bilíngue. Outra instituição focada em educação e futuro, assim como a Unopar.
E por falar em futuro, a expectativa da Unopar – que já conta com 87 cursos – é lançar mais 70 no próximo ano. Além disso, a ideia é manter os cursos cada vez mais 100% online, tanto pela evolução do EAD que a pandemia trouxe, quanto pelo valor mais acessível que o formato permite. "É necessária uma busca constante para se adaptar ao mercado. Ser resiliente. O mercado muito rápido. Se não tivermos a busca constante por informação, acabamos ficando para trás. Sempre busquei estudar, pesquisar, buscar conhecer tudo", pontua.