Região

Secretaria da Fazenda de Venâncio atualiza decreto do ISS da construção civil

Publicado em: 10 de agosto de 2021 às 07:23 Atualizado em: 01 de março de 2024 às 22:05
  • Por
    Bruna Oliveira
  • Fonte
    Assessoria de Imprensa
  • Foto: Assessoria de Imprensa
    compartilhe essa matéria

    Medida era aguardada pelos empreendedores do ramo já que o regramento estava defasado

    Um trabalho realizado pela Secretaria Municipal da Fazenda, através dos fiscais municipais, atualizou o decreto ainda do ano de 2014, que regulamenta o chamado arbitramento do Imposto sobre Serviços (ISS) para os prestadores de serviço na área de construção civil. A medida, conforme a secretária Fabiana Keller, era aguardada pelos empreendedores do ramo já que o regramento estava muito defasado. “Com a evolução dos métodos e tecnologias construtivas, foi necessário reformular a maneira de calcular o serviço prestado nas obras”, destaca Fabiana.

    Conforme a responsável pela pasta, esse novo olhar sobre o segmento da construção civil foi obtido a partir de estudos realizados pelos fiscais de Tributos do Município que culminou na edição de um novo decreto. “As atualizações contemplam aquelas situações que eram tidas como complexas na apuração da base de cálculo, e severamente, criticadas pelas construtoras, empreiteiros e demais prestadores ligados à construção civil”, lembra a secretária da Fazenda.

    MUDANÇAS

    A maioria das adequações feitas, conforme Fabiana, foram solicitadas pelos próprios empreendedores do ramo, durante encontros e encaminhamentos de sugestões à Secretária da Fazenda. Segundo os fiscais municipais Mauro André Cunha e José Augusto de Souza, com o novo decreto se adequa o cálculo, atualizando-se principalmente os seguintes aspectos:

    – No caso de residenciais unifamiliares o padrão será considerado pela média aritmética de todas as unidades;

    – Quando a obra envolve apenas reformas foi feita a readequação do valor de metro quadrado;

    – Quando na obra são empregadas outras tecnologias construtivas, como por exemplo, o pré-moldado, houve readequação do valor do metro quadrado, dentre outras medidas.