No total, foram detectados 11 exames positivos em apenas uma semana
Uma competição promovida entre as Unidades de Saúde de Venâncio Aires resultou na multiplicação de testes de hepatites B e C durante o mês de julho, na rede pública de saúde do município. O Julho Amarelo – mês voltado para a conscientização das hepatites virais – contou com mais de 5,8 mil testes realizados e 11 doentes detectados em apenas uma semana. A Estratégia de Saúde da Família (ESF) Santa Tecla foi a campeã da gincana e recebeu como premiação um filtro de água para a unidade e um café colonial para a equipe.
Das quatro equipes participantes, a ESF Santa Tecla realizou 1.892 testes na última semana de julho e foi a vencedora. O Posto Materno Infantil realizou 1.575 testes; ESF Coronel Brito, 1.391 testes e Caps AD, 948 testes. Destes, oito exames deram positivo para Hepatite C e três positivos para Hepatite B e já iniciaram o tratamento imediatamente.
HEPATITE
As hepatites virais atacam principalmente o fígado e podem provocar consequências graves, como cirrose, câncer e morte. Há diferentes tipos de hepatite viral: A, B, C, D e E. Cada um é provocado por um agente infeccioso diferente. Embora tenham particularidades, todas as versões não tendem a apresentar sintomas claros no começo.
Notícias relacionadas
Governador assinará ordem de início da duplicação da RSC-287 em Santa Cruz
O ato será realizado no trevo do Fritz e Frida nesta quarta-feira
Meetup em preparação ao South Summit Brazil discute as estratégias para o evento em 2025
Encontro ocorreu na tarde desta segunda-feira
FOTOS: desfile temático marca o Dia de Todos os Santos em Santa Cruz
Segundo o padre Rodrigo Hillesheim, o objetivo do Holywins é aproximar crianças dos santos
Vale do Sol promove Fórum Regional de Saúde Mental
Rodas de conversa e oficinas abordarão temas como a saúde mental do idoso, saúde do trabalhador, e a relação de gênero e sexualidade