Região

Federação e sindicatos dão início às negociações coletivas

Publicado em: 26 de agosto de 2021 às 16:26 Atualizado em: 01 de março de 2024 às 22:35
  • Por
    Guilherme da Silveira Bica
  • Fonte
    Assessoria de Imprensa
  • Foto: Arquivo/Portal Arauto
    compartilhe essa matéria

    Encontro deu a largada para o planejamento com empresas e assembleias com trabalhadores da indústria do tabaco

    A Federação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias do Fumo e Afins (Fentifumo) e os sindicatos filiados deram início ao planejamento das negociações coletivas para a categoria cujas data-base são novembro, dezembro e janeiro de 2022. O encontro com as lideranças de seis sindicatos filiados a Fentifumo ocorreu em Florianópolis, em Santa Catarina, e dela devem surgir as diretrizes para a realização das negociações com as indústrias, e posteriormente, as assembleias com os trabalhadores.

    O presidente da Fentifumo, Gualter Baptista Júnior, que coordenou o encontro, destaca que a intenção é antecipar a pauta de negociação com as indústrias, bem como, programar as assembleias de trabalhadores. “Queremos reforçar a necessidade deste momento, que é importante para o trabalhador, pois são a partir destas negociações que avançam os benefícios e reajustes para a categoria”, pontua Baptista Júnior.

    A partir da reunião, foram determinados os próximos passos, para que a partir de agora, federação e sindicatos possam abrir a rodada de conversa com as empresas. “Esta é uma nova filosofia, de antecipar, de planejar estas negociações que são obrigatórias para a conclusão das convenções coletivas que ocorrerão entre os meses de novembro a janeiro do próximo ano. Queremos garantir a participação dos trabalhadores neste processo”, conta o presidente da Fentifumo.

    Participaram da reunião, os presidentes dos sindicatos filiados. Sindicato dos Trabalhadores nas Indústria do Fumo de Rio Negro (Sitifumo), Valdemir Wielewski; Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Fumo da Região Sul de Santa Catarina (Sitifursc), Vilmar de Faveri; Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Fumo de Uberlândia (Sintraf), Romualdo Bezerra – que participou via Google Meet; Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias do Fumo do Alto Vale Itajaí (Sintifavi), Elísio Xavier; Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Fumo, Alimentação e Afins de Venâncio Aires (Sitifumo), Rogério Siqueira e pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Fumo e Alimentação de Santa Cruz do Sul e Região (Stifa), o presidente, Gualter Baptista Júnior.

    O que acontece agora

    Com o início da negociação, começa o contato com as empresas, cumprindo a data-base de cada categoria. Parte dos trabalhadores dos três estados do Sul e de Minas Gerais tem como limite o mês de novembro. Os próximos, precisam definir os reajustes e negociações até dezembro. E no início do próximo ano, encerram-se as convenções e negociações coletivas.

    Após a apresentação das pautas – que serão elaboradas pela Federação e sindicatos – a Fentifumo propõe às empresas, as datas para a realização das negociações. Havendo aprovação, as propostas partem para as assembleias com os trabalhadores, para que seja finalizado o processo.